Coimbra  26 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Queima das Fitas começa hoje com a Serenata Monumental

2 de Maio 2019

A Queima das Fitas de Coimbra arranca, hoje, à meia-noite, com a Serenata Monumental na Sé Velha, seguindo-se oito noites de concertos na Praça da Canção, onde actuam, entre outros, 2manydjs, Dino D’ Santiago e Capitão Fausto.

A Venda da Pasta e a Verbena (amanhã, dia 03); o Baile de Gala (sábado, 04); a Queima do Grelo e o grande cortejo pelas ruas da cidade (domingo, 05); o Chá Dançante e o Chá das Cinco (dia 08); a Bênção das Pastas (01 e 02 de Junho) fazem parte do programa tradicional.

A organização da Queima das Fitas apostou numa programação para as noites na Praça da Canção que privilegia artistas nacionais e que leva aos palcos nomes como Expensive Soul (sábado), Dino D’ Santiago (terça-feira) ou Capitão Fausto (09 de Maio).

O cartaz conta com dois dias dedicados a editoras portuguesas, Think Music (ProfJam, Mike El Nite e SippinPurpp & Yuzi) e Bridgetown (Plutonio e Mishlawi), amanhã (sexta-feira) e a 08 de Maio, respectivamente, e um dia completamente dedicado à Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

O evento recebe, ainda, os belgas 2manydjs (09 de Maio) e termina a 10, com a abertura de portas mais cedo (entre as 16h00 e as 17h00) para um ‘sunset’, com festa noite dentro ao som de “Revenge of the 90’s”.

A organização decidiu, também, avançar com algumas medidas para tornar a Queima das Fitas mais amiga do ambiente, sendo que, no cortejo, que decorre no próximo domingo, todos os carros do desfile terão sacos para reciclar os vários tipos de desperdício, disse o secretário-geral adjunto da Queima das Fitas, João Oliveira, referindo que a medida procura sobretudo atacar o problema das latas de cerveja que acabam sempre no chão.

Numa parceria com a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, haverá dois pontos de recolha dos sacos, um na praça da República, a meio do percurso, e outro na zona de desmantelamento dos carros, contou.

Na Praça da Canção voltarão a ser usados copos reutilizáveis para a cerveja e, nas tendas, haverá pontos fixos para recolher copos de plástico descartáveis, referiu, sublinhando, ainda, que, na entrada do ‘Queimódromo’, haverá uma tarja com uma mensagem contra a violência no namoro.