Coimbra  24 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: PSP fez duas detenções durante os festejos académicos

6 de Maio 2019

A PSP de Coimbra deteve duas pessoas por ameaças, injúrias e agressões a agentes de autoridade durante o cortejo da Queima das Fitas de ontem (domingo), segundo anunciou, hoje, o Comando Distrital.

Segundo a Polícia, pelas 18h50, na rua de Guerra Junqueiro, foi detido um homem de 25 anos, após ter exigido a um agente da PSP “que as grades ali colocadas para vedar o trânsito fossem retiradas no sentido de permitir a sua passagem”.

“Atendendo ao evento e à necessidade, por motivos operacionais, da manutenção das grades naquele local, foi o elemento policial ameaçado pelo sujeito e alvo de intimidação através da captura de fotografias e filmagens com o seu telemóvel, levando a uma intervenção policial”, acrescenta a Polícia.

Ainda de acordo com a PSP, no decorrer da intervenção policial, o suspeito “manietou o agente pelo pescoço, atirou-o ao chão, provocando-lhe ferimentos que obrigaram o seu transporte, de urgência, ao hospital, para tratamento médico e onde permanece em observações”.

A outra situação ocorreu pelas 19h30, na avenida de Conímbriga, onde foi criado um perímetro de segurança, “com a missão de por cobro a desacatos que ali estariam a ocorrer e para protecção dos polícias que já estavam no local”.

A PSP explica que, “desagradados com a operação policial, os intervenientes no desacato começaram a injuriar e a ameaçar os agentes, sendo arremessados objectos contra a viatura policial”.

“No decorrer da actuação policial, um homem de 21 anos agarrou e agrediu um dos agentes policiais, sendo manietado e posteriormente detido”, acrescenta a PSP.

Ainda no domingo, por volta das 20h30, a PSP deteve duas raparigas, de 17 anos, por furtos num estabelecimento comercial na zona de Santa Clara.

“As detidas foram vistas a colocar vários artigos de bijuteria num saco, tendo-se ausentado do local sem procederem ao pagamento, após o que foram interceptadas”, conta a Polícia, acrescentando que foram sujeitas a termo de identidade e residência.

Também no domingo, na Figueira da Foz, a PSP deteve dois homens, um de 49 anos, por conduzir um ciclomotor sem habilitação legal para o efeito, e outro de 51 anos, que apresentava uma taxa de álcool no sangue de 2,03 gramas por litro.