Coimbra  27 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: PSP e Câmara procuram nova morada para a esquadra da “Baixa”

30 de Abril 2019

O Comando Distrital da PSP e a Câmara Municipal de Coimbra estão a trabalhar em conjunto para encontrar uma nova localização para a 2.ª Esquadra da cidade, situada na “Baixa”, revelou, hoje, o comandante, Rui Moura.

Durante a cerimónia do 141.º aniversário do Comando Distrital de Coimbra, o seu comandante afirmou que esta estrutura está a trabalhar em conjunto com o Município para submeter uma proposta à Direcção Nacional da PSP e à tutela relativa à nova localização da 2.ª Esquadra de Coimbra, “na procura de uma resposta cabal aos requisitos funcionais da PSP e necessidades operacionais do Comando”.

Esta esquadra, com cerca de 90 agentes, está situada na “Baixa” de Coimbra, junto ao edifício da Câmara Municipal, sendo “a que tem o maior efectivo enquanto unidade territorial policial do Comando Distrital”, informou.

Questionado pelos jornalistas no final da cerimónia, Rui Moura frisou que está assumido que a nova localização da 2.ª Esquadra terá de continuar pela zona da “Baixa” de Coimbra, “o mais próxima possível do centro nevrálgico da cidade”.

“Continuará na ‘Baixa’ de Coimbra e isso é intocável, na perspectiva da PSP e na perspectiva da Câmara”, acrescentou.

Sobre quando é que a proposta para uma nova localização da esquadra será apresentada à tutela, o comandante distrital da PSP referiu que não há um prazo definido, sendo que todas as hipóteses estão em aberto – seja a utilização de um edifício que seja libertado, a adaptação de um espaço existente ou a construção de raiz.

Na cerimónia também participaram o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, e o director nacional da PSP, Luís Farinha, que, no seu discurso, enalteceu o progresso registado na última década em termos de segurança no país, apesar dos vários constrangimentos que esta estrutura tem enfrentado.