Coimbra  14 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: PSP dá a conhecer a nova nota de 50 euros

3 de Março 2017 Jornal Campeão: Coimbra: PSP dá a conhecer a nova nota de 50 euros

O Comando Distrital de Coimbra da PSP realiza, hoje, pelas 14h00, uma acção de formação e sensibilização sobre a nova nota de 50 euros, que irá começar a circular a 04 de Abril.

A iniciativa decorre no Ateneu de Coimbra, na rua do Cabido, à Sé Velha, e enquadra-se na operação “Nova nota de 50 euros – A nova face do Euro”, promovida pela PSP, com intuito de sensibilizar comerciantes, idosos e alunos de 3.º ciclo e ensino secundário para as principais alterações.

As autoridades referem que as actuais notas em circulação “continuam a ser válidas e ninguém está mandatado para as recolher em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária”.
Isto significa que não deverá entregar ou acreditar em quem quer que seja que apareça no seu domicílio a tentar proceder à troca para as novas unidades currenciais.

As notas de 50 euros antigas manter-se-ão válidas e a PSP sugere que os cidadãos liguem à Polícia, pelo número 112, caso alguém tente fazer trocas de notas, porta-a-porta, ou fora dos bancos.

O Banco de Portugal vai colocar em circulação 200 milhões de novas notas de 50 euros a partir de 04 de Abril, depois de ter introduzido novas notas de cinco, 10 e 20 euros.

Em Portugal a nota de 50 euros é pouco utilizada, usando-se mais a de 10 e 20 euros, mas no resto da União Europeia a nota de 50 euros representa 45 por cento da circulação de notas e, por isso, é a nota mais usada.

A nova nota cor de laranja vai circular ao mesmo tempo da actual nota do mesmo valor, não sendo necessária qualquer deslocação a um banco para fazer a troca das notas antigas.