Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra propõe projecto de confecção e fornecimento local de refeições escolares

16 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Coimbra propõe projecto de confecção e fornecimento local de refeições escolares

O Executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião de amanhã (17), uma proposta de contrato interadministrativo de delegação de competências na Junta de Freguesia de Brasfemes para a implementação de um projecto-piloto de confecção e fornecimento local de refeições escolares no Centro Escolar de Brasfemes para o próximo ano lectivo, num valor de 48 510 euros.

Este projecto-piloto prevê o integral cumprimento de todas as condições de higiene, formação profissional, instalações equipamentos e utensílios de acordo com as regras em vigor. Esta situação vai ser permanentemente avaliada e acompanhada pelos serviços municipais, que vão fiscalizar e promover reuniões periódicas para avaliação da iniciativa.

Jorge Alves, vereador da Educação e Acção Social, salienta que esta proposta vai ao encontro do “compromisso assumido no contexto das Grandes Opções do Plano (GOP’s) para 2020” de se evoluir para um “modelo de fornecimento das refeições escolares de proximidade”.

Os encargos deste projecto-piloto vão ser assumidos pela autarquia, num investimento previsto de 48 510 euros. Recorde-se, ainda, que o Programa Municipal de Acção Social Escolar para o ano lectivo de 2020/2021, que deverá abranger cerca de 15 000 crianças e jovens, prevê a gratuidade do serviço de refeições escolares (almoços e lanches da manhã e da tarde) para todos os alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

O investimento global da autarquia no Programa Municipal de Açcão Social Escolar para 2020/2021, aprovado em Julho, será de 9,3 milhões de euros, dos quais 5,5 milhões se destinam a refeições (almoços e lanches), leite e fruta escolar.