Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra propõe investimento de 1,7 milhões para requalificar Estrada da Beira

16 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Coimbra propõe investimento de 1,7 milhões para requalificar Estrada da Beira

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião de amanhã (17), o projecto de execução para a requalificação dos passeios da Estrada da Beira, desde a rotunda da Casa Branca até ao troço Bandeiras/Alto de S. João, onde prevê investir 1,7 milhões de euros.

A obra pretende redimensionar os passeios para dar maior segurança e conforto aos peões; plantar 200 árvores; melhorar as paragens dos transportes públicos; e remodelar a iluminação pública, das redes eléctricas de baixa tensão e de telecomunicações, bem como de drenagem de águas pluviais e de abastecimento de águas.

A Câmara de Coimbra pretende, assim, “requalificar os caminhos pedonais da Estrada da Beira, que originalmente foi uma Estrada Nacional (EN17) e que mais tarde, com a expansão da cidade para sudeste e consequente urbanização do Vale das Flores, veio assumir um carácter mais urbano. Agora, a autarquia vai intervir nesta via para uniformizar o que ao longo dos anos foi realizado de forma desgarrada, com alguns passeios estreitos, em betuminoso e mais vocacionados para a entrada e saída de veículos do que para a mobilidade pedonal”.

A autarquia vai, também, plantar cerca de duas centenas de árvores, que serão integradas e harmonizadas com as actualmente existentes, de forma a dotar esta artéria da cidade de uma atmosfera mais saudável, minorando o ruído e contribuindo para a criação de um espaço mais verde e agradável.