Coimbra  20 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra promove cultura, artesanato e gastronomia durante 11 dias

29 de Maio 2019

O Parque de Dr. Manuel Braga, em Coimbra, volta a acolher a sexta edição de uma das maiores realizações culturais da cidade: a Feira Cultural. Entre amanhã (31) e 10 de Junho, desenrolar-se-á uma extensa e variada programação, que se foca na promoção do livro e da literatura, mas com muitas iniciativas associadas a outras áreas que vão desde o artesanato, à gastronomia, à música, às artes plásticas e à presença de instituições do concelho.

No total, o certame irá integrar duas centenas de expositores, sendo que só no sector afecto ao livro contará com 50 participantes. Além da venda de livros, vão também promover apresentações e várias sessões de autógrafos, com destaque para a presença do escritor jornalista José Rodrigues dos Santos e dos escritores Inês Pedrosa e Pedro Chagas Freitas.

Acções como “Contos na manta”; “Manta de Escritores”; “Leituras Partilhadas na Manta”; ou ainda a “Estafeta da Leitura” estão já previstas e muitas delas integrarão as escolas do concelho, numa estratégia de cativar a atenção dos mais jovens.

A integrar a feira, e como habitualmente, estará também o sector do artesanato, com perto de 90 artesãos, para além de da área gastronómica, com 21 participantes e sabores das Beiras e de gastronomia internacional (México e Moçambique).

Novos espaços para atrair novos visitantes

A captação de novos públicos e a manutenção dos que já são habituais é um dos objectivos da Câmara Municipal de Coimbra e, como tal, aposta em “atractivos complementares que não sejam antagónicos ao livro e à leitura”, revelou o presidente da autarquia, Manuel Machado.

“Queremos que seja um evento atractivo para os visitantes de Coimbra e de fora da cidade”, adiantou o édil, realçando que a ideia foi criar “propostas diferenciadoras conjugando o antigo, o presente e o futuro”.

A cultura vai marcar presença em pleno e a programação foi pensada para “cativar atenções e aproximar públicos”, sublinhou Carina Gomes, vereadora da Cultura, destacando, por isso, a presença do maior Youtuber português, Sirkazzio.

Uma das novidades deste ano, além dos dois palcos habituais, é um “auditório” que servirá de espaço institucional da Câmara Municipal mas que terá, ainda, como propósito, acolher palestras, apresentações de livros ou sessões de autógrafos.

Uma das tradições, e que se manterá, são as “24 Horas Culturais”, de 08 para 09 de Junho, subordinado ao tema “Cultura Pop” e que incluirá um desfile de cosplay, um ‘sunset’, a presença de um DJ e uma Maratona “Pop Team” – com uma “geek night” e um “geek breakfast” – e actividades como torneios de videojogos, jogos de tabuleiro ou cinema.

Outro dos destaque será a homenagem a Miguel Torga e a celebração dos 30 anos da entrega do Prémio Camões ao escritor português. A par disto, será realizado um espectáculo de tributo a José Carlos Ary dos Santos, por Joaquim Lourenço, um concerto da banda conimbricense Os Quatro e Meia (09 de Junho) e uma noite dedicada à Canção de Coimbra.

Para o último dia do certame (10 de Junho), está previsto um espectáculo inédito, durante cinco horas, nas quais seis projectos distintos interpretam temas de diferentes épocas na evolução da música, desde o século XV até aos nossos dias.

Um mercado de trocas para crianças e jovens, uma feira de produtos rurais e uma oficina de ‘origami’ são outras das iniciativas a decorrer na Feira Cultural de Coimbra.

A vertente desportiva estará, também, em evidência durante estes dias, com várias propostas de actividades, nomeadamente, no sábado (01, Dia da Criança).

Recordando a primeira edição, em 2013, o autarca disse que “o modelo inicial entrou em dificuldades práticas, quase que tinha definhado e, com o novo conceito, tendo como foco o livro, está agora aberto a outras componentes de natureza cultural”.

A Feira Cultural, acredita Manuel Machado, “vai ser uma oportunidade de reforço da animação e atractividade ao centro da cidade”, revelando que a iniciativa teve o custo de mais de 251 000 euros.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com