Coimbra  26 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Presidente da República em sessão sobre igualdade de género

17 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Coimbra: Presidente da República em sessão sobre igualdade de género

A conferência “Igualdade de Género – Um desafio para a década” decorrerá, amanhã (sábado), em Coimbra, a partir das 15h00, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A iniciativa realiza-se na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e após a sessão de abertura estarão em debate dois temas, um sobre “A Igualdade de Género na Política e nos Media” e outro sobre “A Igualdade de Género no Direito Português”.

O presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Rui Nunes, o ciclo de conferências “Igualdade de Género” pretende ajudar a perceber o fenómeno da igualdade de género em Portugal “para em diferentes teatros e em contextos diversificados ajudar a implementar medidas com vista à correcção dessas mesmas injustiças e iniquidades”.

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, que acolhe a conferência, frisa que, na classe médica, há mais mulheres do que homens, mas que essa proporcionalidade ainda não se verifica nas lideranças.

“Julgo que muito rapidamente vai existir uma inversão e passaremos a ter essa proporcionalidade nos cargos”, referiu Carlos Cortes, salientando que, de acordo com dados de 2015, dois terços dos médicos até aos 35 anos eram mulheres, o mesmo se passando nos estudantes e licenciados em Medicina.

Já o presidente da Associação Portuguesa de Bioética, elogia os avanços registados em Portugal nos últimos 40 anos relativamente à igualdade de género, mas salienta que ainda existem desigualdades importantes, nomeadamente ao nível salarial.

“Conseguiu-se ultrapassar determinadas barreiras que eram ancestrais, mas ainda assim sabemos que há desigualdades importantes, por exemplo ao nível salarial, em que nos anos da crise se percebeu que as pessoas mais penalizadas foram mulheres”, refere o professor da Faculdade de Medicina do Porto.

O ciclo de conferências “Igualdade de Género – Um desafio para a década” teve início no Porto, passa este sábado por Coimbra e terminará em Lisboa, em Outubro, depois de passagens por outras cidades.