Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra prepara-se para receber folia das marchas populares

14 de Junho 2023 Jornal Campeão: Coimbra prepara-se para receber folia das marchas populares

Coimbra prepara-se para iluminar as suas ruas, na próxima sexta-feira à noite (16), para ver o espectáculo das tradicionais marchas populares.

Ao todo vão ser 15 marchas (10 do concelho de Coimbra e cinco convidadas) que vão preencher as várias ruas do centro, e não só, para proporcionar momentos de folia a quem quiser marcar presença num dos eventos mais populares da cidade.

Com início marcado para as 20h15, a 12.ª edição das marchas populares de Coimbra vai começar na Praça 8 de Maio estendendo-se depois entre a rua da Sofia e o Largo da Portagem, passando pela Ferreira Borges e Visconde da Luz.

Com duração aproximadamente de 20 minutos para cada marcha, a festa promete ir noite dentro e segundo a organização é esperado milhares de pessoas para assistir ao evento.

Segundo Assunção Ataíde, presidente da Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), entidade organizadora das marchas populares, foi preparado um forte programa de animação que pretende chegar a várias zonas.

Para além da via central haverá também nas várias artérias da Baixinha outras animações musicais.

A presidente referiu durante a apresentação do evento, que decorreu ontem (13), que o objectivo passa por permitir que “as pessoas que vêm assistir ao desfile possam circular sem problemas e os cafés e restaurantes disponham de espaço para colocar esplanadas no exterior”.

A responsável afirmou que “vai ser uma noite animada, variada e com gente apaixonada pelo evento”, prometendo muita animação e tentar puxar as pessoas a assistir às marchas populares.

Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), que também marcou presença na apresentação deixou claro que esta é uma iniciativa que marca o “espírito bairrista em Coimbra” reforçando que se trata de uma “oportunidade de dinamizar este nosso território de excelência que é a Baixa de Coimbra e a nossa zona histórica, classificada como Património Mundial da Humanidade”.

Com dezenas de marchantes pelas ruas de Coimbra, há quem se dedique durante meses a ensaios para que nada falhe neste dia. Maria Beja, responsável da marcha da Freguesia de Cernache, apela à presença do público e diz que “merecemos que venha muita gente ver-nos. Trabalhámos arduamente durante um ano. O que nos paga são as palmas, fazemos isto por amor e bairrismo”.

A responsável aproveitou a presença do vereador na CMC e apelou ao apoio da autarquia num dos grandes objectivos dos marchantes para esta noite. “Acho que este evento merecia uma bancada para o público. Deixo o apelo”, anuiu.

As marchas populares são uma organização da Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), juntamente com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a União das Freguesias de Coimbra, e apela aos comerciantes e habitantes da Baixa e da Baixinha que decorem as lojas e casas para que transmitam mais cor ao evento e proporcionem uma noite mágica e de verdadeiro espírito de bairrismo.

Ordem das marchas:

Marcha Infantil dos Moinhos (convidada)

Marcha da Casa Rainha Santa Isabel de Condeixa (convidada)

Marcha da APPACDM de Soure (convidada)

Marcha Popular de São Martinho do Bispo

Marcha do Grupo Artístico de Ribeira de Frades

Marcha Popular de Eiras

Marchas de São João Vila Nova

Marcha de Celas e Olivais

Marcha Popular da Freguesia de Cernache – Marcharte

Marcha de Santa Clara

Marcha Popular de Cegonheira – Antanhol

Marcha da Arregaça

Marcha de Ribeira de Frades

Marcha Popular de Semide (convidada)

Marcha Popular de Vale de Açor (convidada)