Coimbra  15 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Prémios da Fundação de Bissaya Barreto para Leiria e Évora

22 de Novembro 2018

As associações Sociedade do Bem, de Évora, e a Ludotempo, de Leiria, acabam de triunfar, ex-aequo, na quinta edição do Prémio Nuno Viegas Nascimento, no valor de 25 000 euros, atribuído pela Fundação Bissaya de Barreto.

A Associação Sociedade do Bem apresentou o programa “Pequenos Corações Gigantes”, que tem como génese o desenvolvimento emocional e social, dirigido a crianças entre os três e os 12 anos, orientado por voluntários, que têm uma intervenção positiva na sociedade e querem partilhar a sua experiência de vida e inspirar as crianças e os jovens a seguirem o seu exemplo.

Já o programa premiado da Associação ”Brincar de Rua” destina-se a crianças dos cinco aos 12 anos e promove experiências de brincar livre, através da criação de Grupos Comunitários de Brincar, dinamizados por voluntários, e que visa combater o sedentarismo, desenvolver competências pessoais e sociais e promover a saúde e bem-estar das crianças.

A Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar – centra a sua actividade na promoção do jogo e do brincar não digitais e pretende ser um ponto de encontro de projectos inovadores e de boas práticas capazes de ligar pessoas, culturas e gerações, através do brincar.

O prémio de 25 000 euros será repartido em partes iguais pelos dois vencedores e será entregue segunda-feira, na cerimónia do 60.º aniversário da Fundação Bissaya Barreto, no Campus do Conhecimento e da Cidadania, em Bencanta, Coimbra.

De acordo com o júri, os dois projectos destacaram-se pelo carácter inovador e inclusivo “de grande impacto social e comunitário, facilmente replicáveis e que, concorrendo amplamente para os objectivos consignados no prémio, são merecedores de estímulo ao desenvolvimento e divulgação das boas práticas que promovem”.

Instituído em 2008, em homenagem ao presidente da Fundação, Nuno Viegas Nascimento, falecido nesse ano, o prémio tem como objectivo distinguir pessoas ou instituições sem fins lucrativos, sedeadas em Portugal e com actividade desenvolvida em território nacional que se tenham destacado pela sua acção em alguma das diferentes áreas de intervenção da Fundação: a social, da educação, da saúde e da cultura.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com