Coimbra  2 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Praceta das Laranjeiras vai receber novo muro de suporte

19 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Coimbra: Praceta das Laranjeiras vai receber novo muro de suporte

O muro de suporte da Praceta das Laranjeiras, na freguesia de São Silvestre, vai ser reforçado, o espaço público confinante vai ser estabilizado, a praceta vai levar um novo pavimento e os passeios vão ser reparados.

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra consignou a empreitada à empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda., num investimento de cerca de 45 000 euros, tendo um prazo de execução de 90 dias.

Esta intervenção pretende resolver o problema do deslocamento/rotação e fissuração do muro de suporte e consequente assentamento dos pavimentos da praceta, garantindo, assim, a segurança de pessoas e bens.

Já há algum tempo que o muro de seis metros de altura que delimita o espaço público da Praceta das Laranjeiras, apresenta um comportamento anómalo, com indícios de deslocamento/rotação e fissuração, e consequente assentamento dos pavimentos da praceta, que poderão colocar em risco a segurança de pessoas e bens.

Através de observações topográficas, a CM de Coimbra constatou que o comportamento do muro de suporte e dos pavimentos da praceta têm-se agravado.

“Poderia dizer-se que isto é uma obrita – diria alguém ‘poucochinho’ -, mas é uma obra importante”, sublinhou Manuel Machado, presidente da autarquia, salientando que esta intervenção vai servir a comunidade.

Tendo em conta o aumento significativo das patologias do muro, construído em 1987, e de toda a área envolvente, a CM Coimbra decidiu, assim, avançar com uma intervenção, que pressupõe o reforço do muro de suporte e a estabilização do espaço público confinante com o mesmo. O projecto prevê, ainda, a repavimentação da praceta, a reparação dos passeios confinantes, bem como a pintura do muro e do gradeamento metálico.

Na sessão estiveram presentes José Seiça, presidente da Junta de Freguesia de São Silvestre, Carlos Cidade, Regina Bento, Jorge Alves e Carina Gomes, vereadores da CM de Coimbra, bem como funcionários municipais e os representantes de empresa.