Coimbra  20 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Praça das Cortes vai ser inaugurada no Dia da Liberdade

24 de Abril 2018

Projectada e iniciada no âmbito da construção do Estádio Universitário de Coimbra, no ano de 1963, a renovada praça das Cortes vai, por fim, ser inaugurada, amanhã (25), pelas 12h00.

Como noticiou o “Campeão”, a 09 de Abril, a entrada em funcionamento chegou a estar encarada para 06 de Abril, mas tal não aconteceu.

A remodelação da praça custou ao Município de Coimbra cerca de 420 000 euros, que tem agora capacidade para 175 viaturas (quatro delas de automobilistas com mobilidade reduzida), sendo que o estacionamento passa a ser pago, embora ainda não se saiba o tarifário oficial (ao contrário do estacionamento à beira-rio).
A renovação do espaço, com relevância histórica para a cidade e para o país (por ali se terem reunido as Cortes, em 1385) abrange, ainda, a plantação de meia centena de árvores (lódãos, jacarandás e freixos europeus) e prolongamento do passeio pedonal junto ao Estádio Universitário até à avenida de João das Regras, melhorando acessos.

Situada junto ao Estádio Universitário, na margem esquerda do rio Mondego, na área do Convento São Francisco, do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e do parque temático Portugal dos Pequenitos, a praça das Cortes foi alvo de “uma intervenção cuidada” aquando da construção do complexo desportivo da Universidade de Coimbra, mas “não chegou a ser concluída”.

Do projecto e obras do largo preconizadas há 55 anos “poucos vestígios” restaram, acabando o espaço por ser “utilizado, intensivamente, como estacionamento desregrado” ao longo de décadas.

As obras, que foram adjudicadas em Outubro de 2016, também foram agendadas de modo a ficarem concluídas antes do início dos Jogos Europeus Universitários (EUSA Games) de 2018, que, vão contar com a participação de mais de 4 000 atletas, de 40 países e 350 universidades, e o apoio de cerca de 1 000 voluntários, entre 15 e 28 de Julho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com