Coimbra  12 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: ‘POPular’ com música, dança e jogos no Terreiro da Erva

26 de Julho 2019

A quarta edição de ‘POPular – INATEL na Rua’, iniciativa que “pretende divulgar as práticas culturais tradicionais”, decorre de hoje a domingo, na “Baixa” de Coimbra, com música, etnografia, dança e jogos tradicionais.

A animação começa, hoje, às 18h00, a partir da praça de 08 de Maio, com um espectáculo de rua pelo Grupo Típico de Ançã, e tem, pelas 21h30, no Terreiro da Erva, a actuação dos Realejo, grupo criado em Coimbra, em 1990, e que “combina sonoridades da música tradicional portuguesa e europeia, ao som de instrumentos tradicionais”.

A Associação Escola de Concertinistas da Lousã, a Tuna de Cantares de Avô (Oliveira do Hospital) e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Alfarelos são três dos grupos responsáveis pela animação de rua no sábado e no domingo.

Destaque, na noite de amanhã (sábado), pelas 21h30, no Terreiro da Erva, para o concerto ‘Por Terras do Zeca’, espectáculo original de homenagem a Zeca Afonso por ocasião do seu 90.º aniversário e que conta com a participação, entre outros, de Maria Anadon, Filipa Pais e Davide Zaccaria.

No domingo, o evento termina com a atuação dos Charanga, pelas 17h00, no Terreiro da Erva, projecto de música electrónica “fortemente ligado às raízes da cultura popular portuguesa, que envolve o som dos instrumentos tradicionais à imagem e ferramentas virtuais”.

Promovido pela Fundação INATEL, “no cumprimento da sua missão e enquanto entidade consultora da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial”, o festival terá o Terreiro da Erva como o seu principal palco, que, como todos os outros, é de acesso livre.

“Envolver as comunidades locais, a par da promoção e da oferta cultural para todos, divulgar a turistas, nacionais e internacionais o património arquitectónico e histórico das diferentes cidades é outro dos objectivos do festival”, sublinha a Fundação, recordando que a iniciativa decorre entre Maio e Outubro, em várias cidades do país, em espaço público e de entrada livre.

Do teatro à dança, da música à etnografia, passando pelo desporto, o ‘POPular – INATEL na Rua’ conta com “a participação de centros de cultura e desporto INATEL (CCD), veículos do trabalho associativo desempenhado por milhares de cidadãos que se dedicam à valorização e divulgação da cultura tradicional”.

Em Coimbra, o evento é coorganizado pela Fundação INATEL e pela Câmara Municipal, com o apoio da entidade Turismo Centro de Portugal, da União de Freguesias de Coimbra e da Cáritas Portuguesa.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com