Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Ponte na praia de Palheiros e Zorro é inaugurada a 04 de Julho

30 de Junho 2019

A nova ponte na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro vai ser inaugurada no Dia da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa, que se celebra a 4 de Julho (quinta-feira).

A nova ponte, na freguesia das Torres do Mondego, foi construída pela empresa Conduril-Engenharia, S.A., com o projecto da responsabilidade do arquitecto Camilo Cortesão, e um investimento da Câmara Municipal de Coimbra de cerca de 580 000 euros.

Esta nova estrutura metálica sobre o rio Mondego vai possibilitar a travessia de peões, bicicletas e de veículos ligeiros de emergência, em condições de perfeita segurança, durante todo o ano, ao contrário do que acontecia até agora.

A empreitada incluiu, também, intervenções nas margens, para a sua consolidação, e nos acessos à nova ponte, bem como a execução de rede de baixa tensão para permitir a instalação de iluminação pública.

A nova ponte tem uma extensão de 145 metros e está assente em pilares de betão armado. Esta nova ligação, cujo projecto foi apresentado no mês de Abril de 2017, foi estudada por forma a garantir uma boa inserção em ambas as margens do rio, procurando minimizar o impacto, sobretudo na margem esquerda, onde a ponte e os acessos se elevam em relação à envolvente.

Na margem direita, o espaço de entrada no tabuleiro é garantido por uma plataforma que estabelece o apoio da ponte e a relação de cotas entre o arruamento e o caminho que sobe até à estrada nacional 110 e o acesso ao rio através da rua Porto Meio.

A cota definida para o tabuleiro da ponte foi determinada pela cota de cheia centenária e margem de segurança. O tabuleiro da ponte tem 2,50 metros de largura e pendente inferior a dois por cento. No total, a estrutura mede 3,50 metros de largura e 3,50 metros de altura. O pavimento é em chapa galvanizada perfurada.

Dia da Cidade

O programa do dia 04 de Julho (feriado municipal) divulgado pela Câmara será o seguinte:

10h30 – Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade de Coimbra, no Salão Nobre dos Paços do Município. A sessão inclui, para além dos discursos institucionais, os seguintes momentos:

Anúncio oficial dos vencedores da 2.ª edição do orçamento participativo do Município de Coimbra;

Entrega da Medalha da Cidade Grau Ouro à Filarmónica União Taveirense;

Entrega do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho 2019;

Entrega do Prémio Edmundo Bettencourt, Canção de Coimbra 2019.

12h45 – Inauguração da nova Ponte na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, na freguesia das Torres do Mondego (encontro na margem direita, através da Rua do Porto Meio).

15h00 – Inauguração do Clube de Tempos Livres de Santa Clara, sito na Rua Augusto Matos, em Santa Clara.

16h00 -Visita à Exposição “Das Mãos de Vasco Berardo”, na Sala da Cidade dos Paços do Município.

18h00 – Espectáculo “Este Rio Imenso”, no Convento São Francisco.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com