Coimbra  19 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Parque Manuel Braga requalificado com obra de 4,8 milhões de euros

30 de Julho 2020 Jornal Campeão: Coimbra: Parque Manuel Braga requalificado com obra de 4,8 milhões de euros

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinou, hoje, o auto de consignação da empreitada de requalificação do Parque Manuel Braga e dos respectivos muros, um investimento de 4,8 milhões de euros.

A obra fica entregue à empresa ABB – Alexandre Barbosa Borges, SA e esta intervenção visa a melhoria do estado de conservação deste Parque da Cidade e a estabilização dos muros da orla ribeirinha em toda a sua extensão, mas também intervém no coreto e no património arbóreo.

Esta obra visa a melhoria do estado de conservação do jardim, a qualificação e relocalização dos espaços de estar e circulação e a estabilização dos muros da orla ribeirinha, em toda a extensão do Parque Manuel Braga, que é um dos espaços verdes mais emblemáticos da zona histórica da cidade de Coimbra, mas que apresenta, actualmente, sinais de desgaste.

A intervenção prevista engloba, entre outras operações, a requalificação paisagística do parque com a substituição e plantação de espécies vegetais, a estabilização das estruturas de contenção da margem do rio, a demolição de algumas construções existentes e a construção de um novo quiosque e de instalações sanitárias, a recuperação e requalificação de pavimentos e mobiliário urbano (tais como bancos, papeleiras, sinalética), a renovação da rede de drenagem, nova iluminação pública e cénica para reforço da segurança, a reabilitação do coreto, o restauro da estatuária e a instalação de um sistema de som e luz não invasivo, em harmonia com o espaço envolvente.

Recorde-se que este processo avança agora depois do processo ter estado desde Junho do ano passado a aguardar uma decisão judicial, na sequência de uma acção contestatória. Depois da decisão do Tribunal Central Administrativo Norte, a CMC decidiu cumprir e avançar com o procedimento, anulando o acto de adjudicação, excluindo a proposta da empresa Alberto Couto Alves, SA, no valor de 4,3 milhões de euros (IVA incluído), seguindo-se agora a adjudicação à empresa ABB – Alexandre Barbosa Borges, SA, no valor de 4,8 milhões de euros (IVA incluído).

O Parque Manuel Braga é um jardim público característico do início do século XX, da autoria do eng.º Jorge Lucena e do paisagista Jacintho de Mattos.

A actual requalificação do Parque Manuel Braga enquadra-se no Plano de Acção de Regeneração Urbana do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coimbra e conta com apoio dos fundos comunitários, uma vez que, em Janeiro de 2018, a CMC submeteu este projecto ao Centro 2020 e foi aprovada uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.