Coimbra  18 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Paróquia de S. João Baptista com gala para centro comunitário

31 de Janeiro 2019

A Paróquia de São João Baptista, criada há cerca de nove anos, organiza, no sábado (02 de Fevereiro), uma gala solidária no Convento São Francisco, em Coimbra, com vários artistas, para angariar fundos para a construção do seu centro comunitário.

A mais recente paróquia de Coimbra, situada na Quinta da Portela, está, desde a sua fundação, a funcionar num pré-fabricado, querendo avançar com a construção de um centro comunitário para dar resposta a uma paróquia cada vez maior, disse à agência Lusa o padre Jorge Silva Santos.

Para tal, tem organizado vários eventos de angariação de fundos, sendo o próximo o de “maior dimensão”, envolvendo uma gala solidária que conta com a participação dos Anaquim, Coimbra Gospel Choir, Ararur, Sofia Rosado, Telmo Melo e o Grupo de Fados Coimbra de Sempre.

Segundo o padre da paróquia, a construção do centro comunitário vai custar cerca de 800 000 euros, estando previsto no edifício a criar uma sala com capacidade para 100 pessoas, cozinha, várias salas de reuniões, uma casa funerária e um bar “aberto a toda a gente, que vai funcionar como um interface entre a paróquia e o mundo que não é crente”.

Neste momento, explica, “é muito complicado gerir tudo no pré-fabricado”. “Fazemos tudo na igreja. É um multiusos completo, onde se come, onde se bebe, onde se reza e onde se celebra a missa”, contou.

Jorge Silva Santos sublinha que havia a expectativa de fazer “a bênção da primeira pedra” do centro comunitário no sábado, mas tal não vai acontecer por o projecto de arquitectura ainda não ter sido aprovado pela Câmara de Coimbra.

“Está lá há meses e ainda não está aprovado. Precisamos que a Câmara seja mais resoluta e célere”, notou o padre da paróquia.

Neste momento, a paróquia já angariou 250 000 euros, sendo que já estão previstos outros eventos para angariar fundos, como um “jantar bíblico”, em Abril, na Escola de Hotelaria de Coimbra, e peregrinações a Lourdes (França) e à Rússia.

“Gostaríamos de começar entretanto as obras. Temos necessidade – como do pão para a boca – do centro comunitário”, refere, sublinhando que a paróquia tem crescido muito, acompanhando o aumento de pessoas a morar na Quinta da Portela, zona da cidade que tem registado um crescimento na construção.

O custo dos bilhetes para a gala de sábado é de 10 euros.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com