Coimbra  19 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Paróquia de S. João Baptista celebra 10 anos

23 de Junho 2020 Jornal Campeão: Coimbra: Paróquia de S. João Baptista celebra 10 anos

A paróquia de S. João Baptista, localizada na Portela, em Coimbra, comemora amanhã (24 de Junho) 10 anos de vida com iniciativas que decorrem nesta quarta-feira e no fim-de-semana.

Criada pelo então bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, em 24 de Junho de 2010, dia de S. João Baptista, seu patrono, a paróquia localiza-se na Portela, uma zona que teve um grande crescimento populacional. Quando não era expectável a criação de uma nova paróquia em Coimbra, eis que S. João Baptista rapidamente cresceu, atraindo pessoas de toda a cidade de Coimbra e de outros lugares.

“É, indiscutivelmente, uma paróquia muito viva e inovadora, reconhecida como tal na diocese de Coimbra e no país, funcionando, nalgumas coisas, como laboratório pastoral, onde comunidades e grupos se vêm inspirar para relançar nas suas realidades eclesiais”, conforme refere o seu pároco, desde o início, padre Jorge da Silva Santos.

A paróquia celebra este momento alto com várias manifestações. Amanhã, às 19h00, haverá missa solene e às 21h30 terá lugar um evento comemorativo, que será transmitido pelas redes sociais, em que participarão pessoas distribuídas por dez painéis que retratam a dinâmica e vida da paróquia desde a sua criação até hoje.

No sábado, 27 de Junho, haverá um encontro de todos os grupos da paróquia, para uma reunião de família.

Finalmente, no dia 28 de Junho, às 11h00, será celebrada uma missa campal, presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, no terreno adjacente à igreja.

Espera-se uma significativa adesão por parte dos paroquianos e amigos da paróquia nas celebrações desta semana embora com todos os cuidados necessários por causa da pandemia em curso.