Coimbra  7 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Parlamento debate petição sobre Escola de José Falcão

7 de Junho 2017 Jornal Campeão: Coimbra: Parlamento debate petição sobre Escola de José Falcão

Uma petição pela realização de obras na Escola Secundária de José Falcão, em Coimbra, vai ser discutida na Assembleia da República após o relatório ter sido entregue pelo deputado socialista Pedro Coimbra, foi hoje anunciado.

O relator Pedro Coimbra apresentou o documento final na Comissão de Educação e Ciência, “tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade”, refere em comunicado o Grupo Parlamentar do PS.

Subscrita por 5 380 pessoas, a petição “vai agora a apreciação, em plenário da Assembleia da República, em data a agendar oportunamente”.

Pedro Coimbra afirma que a petição “coloca o assunto na ordem do dia”, considerando “intolerável e incompreensível” o que se tem passado nos últimos 20 a 30 anos com esta escola da capital do distrito.

“O anterior Governo PSD/CDS deveria ter incluído esta escola no mapeamento da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), para ser intervencionada com o apoio dos fundos europeus, e não o fez”, lamenta.

Num projecto de resolução apresentado pelo PS, é recomendado ao Governo “que proceda a curto prazo à reabilitação e requalificação” da Escola de José Falcão.

A petição deu entrada no Parlamento a 16 de Fevereiro e baixou à Comissão de Educação e Ciência.

Três meses depois, em Maio, realizou-se a audição dos peticionários, representados por Luís Miguel Nunes, Marta Mascarenhas, Sara Reis Marques e Ana Maria Cruz, tendo sido, então, “especificados os motivos da apresentação” da petição, com aqueles cidadãos a sublinharem “a urgência de ser encontrada uma solução orçamental que desbloqueie a verba necessária para a intervenção no edifício”.