Coimbra  12 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Orquestra Clássica do Centro vai ter novo maestro

12 de Abril 2018

O polaco Jan Wierzba vai ser o novo maestro titular da Orquestra Clássica do Centro (OCC), a partir de Julho, em substituição de José Eduardo Gomes, segundo anunciou, hoje, a instituição.

“Muito nos honra que o maestro Jan Wierzba tenha aceite o nosso convite, estando certos de que as perspectivas para o futuro são as melhores, quer do ponto de vista artístico, quer do ponto de vista pessoal e humano”, refere a presidente da Direcção da OCC.

Emília Cabral Martins esclarece que “o actual maestro titular deixa de estar disponível para assegurar essas funções, por razões profissionais”, acrescentando que a OCC “está reconhecida e grata pelo trabalho desenvolvido por José Eduardo Gomes, continuando a contar com a sua colaboração como maestro convidado”.

O novo maestro titular da OCC é natural da Polónia e educado no Porto, com Jan Wierzba a destacar-se como “um dos mais promissores directores de orquestra da actualidade musical portuguesa”.

Maestro assistente da Netherlands Philharmonic Orchestra e do seu maestro Titular Marc Albrecht, em Amesterdão, Jan Wierzba foi nomeado director artístico e maestro titular da Orquestra de Câmara de Almada, sendo também um dos fundadores e director nusical do Ensemble MPMP, agrupamento com o qual tem trabalhado para promover o património musical português de todas as épocas durante os últimos seis anos.

Projectos recentes e futuros incluem programas com a Netherlands Philharmonic Orchestra, Real Filarmonia de Galicia, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara de Almada, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Filarmonia das Beiras, Ensemble MPMP, e Síntese GMC.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com