Coimbra  26 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Orçamento Participativo focado na Capital Europeia da Cultura

2 de Março 2020

A Câmara Municipal de Coimbra apresentou, hoje (02), a terceira edição do Orçamento Participativo que vai ter como tema “Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura”.

Assim, um dos requisitos a cumprir para que as propostas sejam aceites pelo Município é “que contribuam para dinamizar, transformar e animar Coimbra, quer pela realização de eventos, quer pela criação de obras permanentes, evidenciando sempre a dimensão europeia da cidade”, referiu Carina Gomes, vereadora da Cultura, durante a apresentação que decorreu no edifício onde se situará o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra e que, segundo Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal, se prevê que esteja concluído na Primavera.

Esta edição do Orçamento Participativo, que volta a ter um financiamento de 500 mil euros para as duas vertentes (Coimbra Participa – cidadãos com mais de 30 anos; Coimbra Jovem Participa – cidadãos entre os 14 e os 30 anos), tem como principal objectivo envolver a comunidade na candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura.

Qualquer cidadão que resida, estude ou trabalhe em Coimbra e que tenha mais de 14 anos pode participar, apresentando uma única candidatura. As propostas devem ser submetidas através da plataforma online https://coimbraparticipa.cm-coimbra.pt/ ou nos ‘Encontros Participativos’ que serão promovidos pela autarquia em vários locais do concelho com o objectivo de prestar esclarecimento aos cidadãos. As candidaturas estão a decorrer até 16 de Abril, sendo depois analisadas pela Comissão Técnica do Município até 15 de Maio.

Quanto à votação, à semelhança das edições anteriores, é realizada de forma electrónica, na mesma plataforma onde são apresentadas as propostas de projectos. Desta forma será a própria população a escolher os vencedores, entre os dias 02 de Junho e 02 de Julho, sendo depois anunciados pelo Município no Dia da Cidade, a 04 de Julho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com