Coimbra  19 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Olivais promove sons, saberes e sabores da lusofonia

28 de Junho 2018

Ilda Maria, Rui Amado, Luís Pais, Francisco Andrade, Emília Nave, Raul Marques, João Madeira e Cristina Agreira

 

A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, de Coimbra, vai promover, de 04 a 07 de Julho, a iniciativa ”Sons, saberes e sabores da lusofonia”, envolvendo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor.

Esta mostra de gastronomia, de artesanato típico, com palestras, apresentação de livros, música e um sarau multicultural decorrerá na praça de Cabo Verde e na praça de Infante D. Henrique, no bairro de Norton de Matos, das 17h00 às 23h00, nos três primeiros dias, e das 12h00 às 00h00 no domingo (dia 07).

Conforme referiu o presidente da Junta de Freguesia, Francisco Andrade, trata de cumprir uma promessa eleitoral, dado que durante a campanha encontrou dezenas de cidadãos de países lusófonos, que aqui residem e lhe apresentaram os seus problemas, aos quais tem procurado dar resposta.

Segundo o autarca, esta iniciativa, com um “programa ambicioso”, “deixará marcas na ligação entre as pessoas dos países lusófonos, a freguesia – que tem mais população do que 90 por cento dos concelhos do distrito – e Coimbra”.

O programa foi apresentado por Emília Nave, da Assembleia de Freguesia e ligada à Casa Lusófona, tendo este encontro da lusofonia como entidades promotoras, para além da Junta de Santo António dos Olivais, a Casa de Angola, a Organização das Mulheres Moçambicanas, a Associação dos Estudantes Angolanos, a Associação Maense, a Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros, a Comunidade de Timor-Leste, a Associação Iuna, a Comunidade de Cabo Verde, com o apoio do Licor Beirão, Praxis e Kamartelo Bar.

O programa é o seguinte:

04 de Julho

17h00 – Inauguração do certame, com sessão de boas-vindas pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e Beirão de Honra.

18h00 – Tertúlia “Coimbra e a Lusofonia: Uma língua que nos une”, com cônsules dos países lusófonos, moderada por Pires Laranjeira (professor da FLUC).

Danças Afro-Latinas: Tribo da Dança.

Tendas dos Sabores (mostra de gastronomia, artesanato, pintura, bijuteria).

Animação Musical com selecção do dj Vicente Neto.

05 de Julho

(43.º aniversário da independência da República de Cabo Verde)

17h30 – Discurso do embaixador da República de Cabo Verde.

18h00 – Palestra “Cabo Verde: Visões, Utopias e Encruzilhadas”, com Sérgio Neto, Julião Soares e o embaixador de Cabo Verde, moderada por Carlos Frederico (presidente da Associação Maense em Portugal).

19h00 – Apresentação do livro “Ilha do Maio – do Berço do Porto Inglês à Diáspora.

Tendas dos Sabores (mostra de gastronomia, artesanato, pintura, bijuteria).

Animação musical com selecção do dj Vicente Neto.

06 de Julho

17h30 – Encontro com a escritora e contadora de histórias são-tomense Olinda Beja (comendadora dos países irmãos Brasil-S.Tomé e Príncipe).

19h00 – Assinatura de protocolo com a Casa de Angola, Associação IUNA e Associação Maense em Portugal.

Danças Afro-Latinas: Tribo da Dança

Tendas dos Sabores (mostra de gastronomia, artesanato, pintura, bijuteria).

Animação musical com selecção do dj Vicente Neto.

07 de Julho

15h00 – Recepção ao Corpo Diplomático.

16h00 – Tertúlia “A(s) literatura(s) de língua portuguesa nas margens do Atlântico e do Índico”, com Delmar Gonçalves (Moçambique), José Luís Hopffer Almada (Cabo Verde), Luís Costa (Timor), Lopito Feijóo (Angola) e moderação de Rui Amado.

Visita guiada – Pintura de Lótus Chung, o projecto Palavra Pintada, arte em t-shirt e em calçado desportivo, de Élia Sofia Ramalho (tenda de Timor-Leste).

Tendas dos Sabores (mostra de gastronomia, artesanato, pintura, bijuteria).

21h00 – Sarau Multicultural com Judepina & Banda, Grupo de dança Mabunda Sisters, cantor Mirex-G, Grupo de Dança Tradicional N’Gola e declamação poética.

Desfile de moda.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com