Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Núcleo do Centro da Liga Contra o Cancro assinala 50 anos

17 de Janeiro 2018

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro inicia no próximo sábado (dia 20), em Coimbra, um programa de iniciativas que assinalam o 50.º aniversário da sua constituição.

A sessão inaugural, que vai decorrer nas instalações da sede do LPCC/NRC, na rua de António José de Almeida, em Coimbra, a partir das 11h00, inclui uma homenagem aos médicos Dário Cruz e Rocha Alves, fundadores da instituição e a quem se associa o arranque da campanha de rastreio de cancro da mama.

A sessão conta com a presença de Carlos Oliveira, presidente da Direcção do Núcleo Regional do Centro da Liga, de Vítor Veloso presidente nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro e de Regina Bento, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra.

O programa encerra com uma actuação do “Coro ao Centro”, pelas 12h15, e, durante a tarde, todas as pessoas são convidadas a conhecer as instalações do LPCC/NRC, em visitas guiadas que decorrem entre as 14h30 e as 16h30.
Previsto desde 1964, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro – que começou por se designar Núcleo de Coimbra – constitui a sua comissão organizadora no dia 20 de Janeiro de 1968.

“A importância de valorizar o passado e todos os que no percurso de 50 anos dedicaram as suas competências, ou recursos à causa da luta contra o cancro, é simbolizada na homenagem que será prestada ao Dr. Dário Cruz e ao Dr. Rocha Alves, fundadores do LPCC/NRC, com o Prof. Vítor Rodrigues a fazer a intervenção de homenagem, sendo na ocasião descerrados baixos relevos dos dois médicos, na presença dos seus familiares”, refere a instituição.

As comemorações dos 50 anos do NRC, sob o mote “No Centro da Luta Contra o Cancro”, têm o objectivo de consciencializar “o que cada um, a título individual, e todos em conjunto, podemos fazer para a diminuição do impacto das doenças oncológicas na nossa sociedade”.

Também no próximo sábado (dia 20) estará estacionada, para exposição, uma Unidade Móvel de Rastreio, no largo de Cruz de Celas, em Coimbra, onde será possível visitar esse equipamento.

O Núcleo Regional do Centro tem uma actividade que abrange 78 concelhos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu e as iniciativas de comemoração a decorrer em 2018 vão abranger todos esses locais.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com