Na sequência da remoção de 135 árvores em risco de queda, a Câmara Municipal de Coimbra irá plantar 145 exemplares entre os dias 6 e 16 de Novembro.
A autarquia reforça que o preservar o património arbóreo e a salvaguarda do bem-estar e da segurança de todos é da sua competência. É ainda referido que a gestão do espaço público deve ser realizada consoantes os riscos para os cidadãos.
Prevê-se que as maiores alterações arbóreas ocorram na avenida Dias da Silva, rua Santa Teresa, Jardim dos Patos, alameda Júlio Henriques e rua Gomes Freire.
A plantação, a realizar em Novembro, insere-se no processo de candidatura, com financiamento total, aosfundos do programa COMPETE2020 – que implicou um estudo base, as ações necessárias ao seu cumprimento (abate) e consequente estabilização (plantação) – de acordo com Aviso 11/REACT-EU/2021 “Transição Climática / Intervenções de Resiliência dos territórios face ao risco – (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas” e que, na anterior fase, levou ao abate de 135 árvores que apresentavam risco de queda.