Coimbra  20 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Nova marca de trotinetes já rola com descontos para estudantes

25 de Março 2019

Felix Petersen (director-geral da Flash), Daniel Azenha (presidente da DG da AAC) e João Vasconcelos (Flash)

 

A empresa Flash celebrou, hoje, com a Associação Académica de Coimbra uma parceria que garante aos estudantes condições mais favoráveis de utilização de trotinetes eléctricas, geridas através de uma aplicação com mapa de pontos de estacionamento.

Esta nova empresa de micro-mobilidade é a segunda a instalar-se na cidade de Coimbra, tendo já recebido luz verde da Câmara Municipal.

A Flash vai, a partir de agora, “colaborar com a autarquia na melhoria da mobilidade do concelho, acreditando que a população de Coimbra tem agora mais uma opção de mobilidade, em detrimento dos automóveis”, refere a empresa.

“Coimbra deu-nos este voto de confiança e estou certo de que vamos trabalhar de perto com o Município no desenvolvimento da mobilidade de futuro da cidade”, refere Felix Petersen, director-geral da empresa em Portugal.

A empresa europeia, que já opera em Lisboa e Faro, promete colocar agora nas ruas de Coimbra uma frota de trotinetes que incluirá dois modelos, um deles exclusivo da empresa.

“O novo modelo foi pensado para permitir uma experiência de condução mais segura e completa, com suspensões reforçadas, travões duplos, ‘leds’ de sinalização e rodas maiores”, garante a Flash, acrescentando que a trotinete terá um suporte para colocar o telemóvel que pode ser carregado numa entrada USB.

A parceria com a Associação Académica de Coimbra (AAC), assinada hoje, assinala o arranque da operação. No âmbito deste acordo, a empresa vai distribuir, nas próximas semanas, 2 000 vales com cinco viagens grátis cada de cinco minutos para os estudantes.

“Esta parceria procura promover a mobilidade sustentável entre os jovens, incentivando-os também para uma conduta responsável, que passa por uma condução segura e o correto estacionamento dos equipamentos”, refere a empresa.

Na sessão de apresentação do projecto, o presidente da AAC, Daniel Azenha, afirmou que “é importante que as empresas de transportes como a Flash criem soluções que verdadeiramente satisfaçam as necessidades de deslocação dos estudantes”.

O desbloqueio das trotinetes da Flash terá um valor de um euro e por minuto custará 15 cêntimos. Para incentivar o correcto estacionamento dos veículos, a empresa irá oferecer um desconto de 50 por cento no desbloqueio da viagem a todos os utilizadores que pararem nas zonas de estacionamento indicados pela Câmara Municipal de Coimbra.

“Colaborando com as cidades no ordenamento do espaço público, a Flash é actualmente a única operadora de trotinetes eléctricas a mostrar na sua APP os pontos de estacionamento, facilitando a vida aos utilizadores. Através da aplicação da Flash, no momento de estacionar, os utilizadores conseguem saber quais os locais mais indicados mais perto, para deixarem as trotinetes”, refere a empresa.

A Flash é a segunda operadora de trotinetes a instalar-se em Coimbra. Em Fevereiro, a Câmara de Coimbra formalizou um acordo com a empresa Lime para a instalação e operação de um sistema de partilha de trotinetes eléctricas, que entrou em funcionamento a 01 de Março.

As vantagens deste meio de transporte, designadamente no plano ambiental, justificam que se estimule a sua utilização, sustentou na altura Manuel Machado, sublinhando que, no entanto, se trata de “um desafio”, particularmente para os seus “utilizadores e para os moradores da cidade”, de quem depende, antes de mais, o “bom uso do espaço público”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com