Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Natal a cantar contra o cancro

15 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Coimbra: Natal a cantar contra o cancro

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) promove, hoje, uma festa de Natal, entre as 14h30 e as 17h00, no Edifício de São Jerónimo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

A iniciativa, que decorre em colaboração com o Serviço de Radioterapia do CHUC, junta doentes e acompanhantes, voluntários e profissionais de saúde, numa tarde de convívio com a participação de artistas convidados, num ambiente que se pretende de animação e salutar convívio.

Uma das novidades da festa deste ano é a estreia do Coro ao Centro, constituído por 18 a 20 elementos, entre doentes oncológicos, voluntários e elementos da Direcção do Núcleo Regional do Centro.

Ao Coro da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, juntam-se as actuações do Coro ao Centro, António Rouxinol, Tiroliro (Aposenior), Ana Leão, Jorge Batista e a realização de um desfile de vestidos de noite. Todos os presentes vão receber simbólicas lembranças, feitas por voluntários e doentes do CHUC e são convidados a participar num lanche partilhado.

Também a Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Coimbra volta a confecionar “O melhor bolo-rei do mundo”, proporcionando no habitual serviço “café com leite” a oferta de fatias desse doce natalício.

A presença do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro em unidades hospitalares com os elementos dos grupos de voluntariado hospitalar já acontece, em Coimbra, há 20 anos no Instituto Português de Oncologia e, desde Junho de 2014, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Os serviços de café com leite (oferta de refeições ligeiras aos doentes e acompanhantes), acolhimento e guias (acolhimento, orientação e acompanhamento do doente aos vários serviços hospitalares) e o apoio ao doente em ambulatório e em tratamento são exemplos do apoio prestado.