Coimbra  26 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Museu Municipal vai às escolas do concelho

28 de Março 2019

A Câmara de Coimbra quer dar a conhecer o Museu Municipal aos alunos e professores do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico das escolas do concelho, para que tenham um contacto directo com as obras de arte e a história local.

O projecto intitula-se “O Museu Municipal vai à Escola” e consta numa acção de divulgação nos estabelecimentos escolares, adaptada ao público infantojuvenil, do museu e dos seus três núcleos museológicos: o Edifício Chiado, a Torre de Almedina e a Torre de Anto.

As crianças vão ficar a conhecer a história do Edifício Chiado, ou da colecção de arte que lá se encontra exposta e foi doada à cidade pelo casal Telo de Morais, a idade da Torre de Almedina e as histórias dos “mata-cães” e das seteiras, ou a importância da Torre de Anto para a defesa da cidade.

Segundo o Município, trata-se de “uma forma de captar a atenção dos mais novos e o interesse dos seus professores para o Museu Municipal de Coimbra, os seus núcleos e acervos, dando-lhes assim a conhecer a história do património e estimulando o conhecimento da arte e do processo de criação, fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças”.

“O Museu Municipal vai à Escola” tem início amanhã (sexta-feira), no Jardim de Infância da Quinta das Flores. As acções de divulgação realizam-se sempre às sextas-feiras, no mesmo horário (das 10h00 às 12h00), e já estão agendadas para os jardins de infância de Ceira, S. Martinho de Árvore, ANIP, Ribeira de Frades e Andorinha e para as escolas do 1.º CEB de Cernache, da Solum, de S. Martinho do Bispo e de S. Martinho de Árvore.