Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Município investe mais de 6,8 milhões de euros no ensino

14 de Setembro 2019

Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, revelou hoje (13) que a aplicação do Programa Municipal de Acção Social Escolar (ASE) representa um investimento superior a 6,8 milhões de euros para o ano lectivo que agora começa.

Segundo o presidente, o Município irá investir 3,4 milhões de euros nos transportes escolares e outros 3,4 milhões em apoio social escolar, distribuídos da seguinte forma: 3,1 milhões de euros para refeições; 130 000 euros para cadernos de exercícios; 20 000 euros para material escolar de desgaste; 94 000 euros para apoio às actividades de complemento curricular; 100 000 euros para material didáctico e equipamento técnico e pedagógico; e 20 500 euros para apoio de comunicação de voz.

Quanto ao Plano Municipal de Transportes Escolares para este ano lectivo, 2019/20, a Câmara pretende “garantir o transporte gratuito escolar a mais de 8 400 alunos do concelho, com domicílio fiscal no Município de Coimbra, desde a paragem mais próxima do seu local de residência até ao estabelecimento de ensino que frequenta.

Esta iniciativa abrange alunos dos estabelecimentos de ensino do pré-escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário da rede pública concelhia e, ainda, os alunos dos estabelecimentos de ensino pré-escolar da rede solidaria concelhia, com acordo de cooperação com a Segurança Social.

A gratuitidade está, também, assegurada a alunos com dificuldades de locomoção que beneficiem de medidas ao abrigo da educação inclusiva, independentemente da distância da sua residência aos estabelecimentos de ensino que frequenta.

Já o programa municipal ASE prevê refeições escolares gratuitas (almoços e lanches) para todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo; a gratuitidade dos serviços de acolhimento e prolongamento de horário para todas as crianças do pré-escolar; e os transportes escolares para todas as crianças e jovens, desde o pré-escolar ao 12.º ano.

Prevê-se, ainda, a atribuição de 20 euros por ano e por criança para o apoio às actividades de complemento curricular, como visitas de estudo, para alunos do pré-escolar e do 1.º CEB; a atribuição de 25 euros por ano e por criança para a aquisição de material escolar de desgaste, para alunos do 1.º CEB integrados nos escalões  de rendimento um, dois e três, para efeitos de abono de família; e a oferta dos cadernos de exercícios aos alunos do 1º CEB.

Segundo o Município, esta aposta “garante a igualdade de oportunidade no acesso à educação, suaviza os orçamentos das famílias e contribui para a valorização da escola pública, dando continuidade ao alargamento dos benefícios para todas as crianças que frequentam o pré-escolar e o primeiro ciclo da rede pública”.

“Com este plano, a autarquia vai além do estabelecido em matéria de acção social escolar e estipula medidas complementares, independentemente da condição económica do agregado familiar”, acrescenta.

 

Obras avanças nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Bairro Norton de Matos e Casais do Campo

 

Manuel Machado assinalou, esta manhã, o arranque do ano lectivo com uma visita às empreitadas de beneficiação das Escolas do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) do Bairro Norton de Matos e Casais do Campo, que melhoraram as condições de utilização das escolas na sua generalidade.

Na escola do 1.º CEB do Bairro Norton de Matos os trabalhos, em fase de conclusão, incidiram na reestruturação da rede de electricidade, rede informática, instalação de ar condicionado, rede de segurança contra incêndios, na construção de novos arrumos e melhoria da copa, que se encontrava bastante degradada, trabalhos estes que ficaram em mais de 611 000 euros.

Já na escola de Casais do Campo, as obras de mais de 153 000 euros incidiram na renovação da caixilharia, pavimentos de madeira, uma nova pintura, vedação do recinto e portões de entrada e, ainda, a recuperação de quatro salas de aula e da biblioteca, átrios e recreio coberto, incluindo as instalações sanitárias.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com