Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Mobilidade em vias de beneficiar de trotinetas

10 de Dezembro 2018

A Câmara de Coimbra, que se reúne hoje, vai deliberar sobre uma proposta de instalação na cidade de um sistema de partilha de trotinetas eléctricas.

Este tipo de transporte, que, no tocante a Portugal, ainda só chegou a Lisboa, deverá vir a operar ao abrigo de um acordo de colaboração entre a autarquia e a empresa Lime.

“A trotineta pode constituir um modo de deslocação mais rápido, eficiente e ajustado a deslocações em meio urbano”, pode ler-se na informação levada à vereação do Município conimbricense.

A Lime é uma «startup» norte-americana, cuja actividade teve início em Junho de 2017 com o objectivo de “revolucionar a mobilidade” nos centros urbanos.

As regras de utilização implicarão, por exemplo, uma idade mínima de 18 anos; o uso obrigatório de capacete; estacionamento apropriado nos “hotspots” demarcados, sem obstruir zonas de circulação pedonal, acessos e estacionamentos; circular nos termos do Código da Estrada e sem acrobacias e manobras perigosas.

O custo da viagem será de um euro para desbloquear a trotineta, ao qual se somam 15 cêntimos por minuto de utilização, implicando o uso da aplicação da Lime. O operador terá ainda meios próprios que procedem diariamente à recolha dos equipamentos e recarregamento das baterias.

Foto: DR

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com