Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Mercado Municipal com mais 5 lojas e 6 bancas concessionadas

10 de Abril 2024 Jornal Campeão: Coimbra: Mercado Municipal com mais 5 lojas e 6 bancas concessionadas

A quinta hasta pública para a atribuição de locais de venda no Mercado Municipal D. Pedro V realizou-se esta quarta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra.

Das sete lojas que se encontravam para concessão, cinco foram arrematadas e concessionadas seis bancas, de produtos hortícolas, das 29 disponíveis.

O acto público resultou na concessão de 11 espaços do Mercado Municipal D. Pedro V, cinco lojas (três para bens diversos, uma para talho/mercearia/garrafeira e uma para snack-bar/restaurante) e seis bancas para produtos hortícolas.

A proposta para a concessão dos espaços vai seguir, agora, para aprovação em reunião do Executivo Municipal, após a qual os proponentes têm 30 dias para entregarem a documentação necessária para que os serviços municipais possam emitir o alvará.

Dos 36 espaços existentes para concessão, ficam, assim, 25 disponíveis, dos quais duas são lojas e 23 são bancas (11 para peixe fresco e 12 de produtos hortícolas), que não tiveram interessados. A falta de procura desta tipologia será alvo de análise por parte dos serviços para efeito de realização de novas hastas públicas durante o presente ano.

“Os resultados da quinta hasta pública que realizámos são positivos e demonstram a crescente atratividade do Mercado Municipal D. Pedro V”, afirma Miguel Fonseca. “Desta forma fomentamos a diversidade de negócios e actividades e o fortalecimento da dinâmica económica local, contribuindo para incluir de forma contínua este espaço emblemático e histórico da nossa cidade nos hábitos dos munícipes e, cada vez mais, dos turistas”, sustenta o vereador com o pelouro dos Mercados Municipais e Feiras.

De referir que, desde a entrada em funções do actual Executivo, esta foi a quinta hasta pública de locais de venda no Mercado Municipal D. Pedro V. Na primeira, em Março de 2022, foram concessionados 21 espaços (12 lojas e 9 bancas), na segunda, em Novembro de 2022, outros 11 (9 lojas e duas bancas), na terceira, em Abril de 2023, 15 (13 lojas e duas bancas) e na quarta, em Novembro de 2023, oito lojas.