Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Mercado de Natal abre com Orfeonistas e Coro Mozart

5 de Dezembro 2018

João Francisco Campos, Bruno Paixão e Francisco Andrade

 

A gala de abertura do Mercado de Natal de Coimbra, sexta-feira (dia 07), pelas 21h00, na Igreja de S. José, e com entrada livre, reúne o coro dos Antigos Orfeonistas e o coro Mozart, de Viseu.

A iniciativa é uma organização do INATEL, com a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, a União das Freguesias de Coimbra e a Paroquia de São José.

Segundo Bruno Paixão, director do INATEL Coimbra, vamos assistir a “uma iniciativa emblemática que vai contar com dois coros de grande valor cultural e artístico como são o dos Antigos Orfeonistas da UC e Coro Mozart, que vem de Viseu”.

“Para nós, no INATEL, é motivo de orgulho que esta iniciativa seja a gala de abertura do Mercado de Natal de Coimbra e que possamos contribuir para a promoção e valorização cultural da cidade, nesta época especial”, acrescenta Bruno Paixão.

Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, destaca “a música de excelência que será servida a todos os que marquem presença e que poderão deleitar-se com um concerto único, num local soberbo para o efeito”.

João Francisco Campos, presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, realça a importância das sinergias: “A dinamização cultural para a cidade torna-se mais fácil quando as entidades conversam, criam sinergias e, com o empenho de todos, com pouco conseguimos fazer muito. Este espectáculo é disso exemplo e estamos disponíveis para, com outros agentes, levarmos aos nossos cidadãos iniciativas relevantes e que façam a diferença. Agradeço ao INATEL o papel que têm tido”.

O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra é constituído por antigos estudantes da UC. Apresentou-se, pela primeira vez, em Dezembro de 1980 e depois disso já leva centenas de concertos realizados por todo o mundo. Tem a direcção artística do maestro Rui Paulo Simões.

O Coro Mozart nasceu em Viseu, em 2015, e conta, actualmente, com 70 coralistas. Interpreta todo o seu repertório a quatro ou mais vozes e já conta com mais de 650 concertos e dois ‘dvd’ lançados. Tem a direcção artística do Prof. Doutor Dionísio Vila Maior.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com