Coimbra  18 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Maternidade nos Covões, opina Manuel Machado

8 de Setembro 2017

Manuel Machado (PS), que se recandidata à presidência da Câmara Municipal de Coimbra, defende a implantação da futura maternidade da cidade no Hospital dos Covões.

O líder cessante do Município conimbricense transmitiu este ponto de vista à Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Manuel Machado deslocou-se, ontem (07), à SRCOM, tendo sido acompanhado pela mulher, a médica Marta Brinca.

A ideia de juntar no mesmo edifício as duas maternidades de Coimbra ocorreu na sequência da criação do CHUC – Centro Hospitalar Universitário, em 2011, mediante fusão de várias instituições, ente elas os HUC e o Centro Hospitalar de Coimbra (CHC, entidade de que faziam parte a Maternidade de Bissaya Barreto e o Hospital Pediátrico).

Para Manuel Machado, há espaço disponível, no Hospital dos Covões, e “todas as especialidades médicas e cirúrgicas complementares”.

Segundo o autarca, o seu ponto de vista foi transmitido ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Para a futura maternidade de Coimbra há quem preconize a construção de instalações no polígono do CHUC (Polo dos antigos HUC) e quem defenda a respectiva implantação no edifício do Hospital Pediátrico (onde cerca de um terço do espaço está subaproveitado).

Por outro lado, Manuel Machado comunicou ao presidente da SRCOM, Carlos Cortes, que a Câmara de Coimbra, em articulação com a Comunidade Intermunicipal, garantiu financiamento para a reabilitação do Centro de Saúde de Celas.

Em meados de Agosto [de 2017], a Administração Regional de Saúde do Centro indicou estarem previstas obras de reabilitação para os edifícios do Centro de Saúde de Celas (Coimbra), acrescentado ir submeter candidatura para o efeito.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com