Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Mais duas “repúblicas” com interesse reconhecido

25 de Março 2019

O reconhecimento da «república» dos Kágados e da «real república» Rás-Teparta como entidades de interesse histórico e cultural deve ser aprovado, hoje, pela Câmara Municipal de Coimbra.

A provável aprovação da vereação dá lugar à abertura de um período de consulta pública, que precede a elaboração de um relatório.

A 05 de Março [de 2018], a principal autarquia conimbricense desencadeou um procedimento destinado a agilizar candidaturas das “repúblicas” de estudantes a reconhecimento como entidade de interesse histórico e cultural ou social.

A venda dos imóveis vai continuar a ser possível, mas as «repúblicas» ficam sob um «chapéu» proporcionado por um regime excepcional no arrendamento urbano na medida em que os senhorios não podem opor-se à renovação dos contratos no horizonte de cinco anos.

Ao longo do tempo (mais de 85 anos), os Kágados foram frequentados por várias individualidades, como o psiquiatra Manuel Carvalho Santos, o ex-eurodeputado Luís Filipe Madeira, José Afonso ou o poeta Vinicius de Moraes.

Da actividade da Rás-Teparta destaca-se, segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara de Coimbra, a participação da «real república» na organização de diversos eventos, como uma homenagens a Adriano Correia de Oliveira, jogos florais e ciclos de cinema.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com