Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Luís Antunes preconiza concurso para maternidade

26 de Fevereiro 2018

Candidato à liderança distrital conimbricense do Partido Socialista, Luís Antunes acaba de preconizar o “urgente lançamento” de concurso para construção de uma maternidade em Coimbra.
As de Daniel de Matos e de Bissaya Barreto estão agregadas desde a criação do CHUC, ocorrida em 2011 no contexto da fusão, por exemplo, dos HUC e do outrora Centro Hospitalar de Coimbra (CHC).
“Tem de ser um desígnio de todos construir uma nova maternidade”, afirma o potencial presidente da Federação de Coimbra do PS em documento enviado a camaradas no contexto da campanha para a eleição partidária de 10 de Março, a cujo teor o “Campeão” teve acesso.
O líder do Município conimbricense e mandatário da candidatura, Manuel Machado, cuja esposa é médica obstetra, tem preconizado a edificação junto ao Hospital dos Covões. Luís Antunes, timoneiro da Câmara Municipal da Lousã, não se pronuncia quanto a local.
Para o autarca lousanense, “é muito grave a actual situação das maternidades de Coimbra”, as quais “enfrentam a degradação dos edifícios”, falta de especialistas e definhamento de equipamentos.
Ao aludir a “circunstâncias inaceitáveis”, o aspirante a apear Pedro Coimbra do cargo de líder federativo conimbricense do PS alerta para a questão do envelhecimento de meios humanos dizendo que “três em cada quatro dos recursos humanos médicos dos serviços de Obstetrícia e Ginecologia têm mais de 50 anos”.
“Coimbra merece lutar por uma maternidade que resulte em excelentes condições para as melhores práticas, quer ao nível das urgências, nos partos, bem como a resposta às várias patologias”, conclui Luís Antunes.
Segundo ele, “a fusão das duas maternidades existentes não pode ser uma agregação apenas para o papel”, porquanto Portugal e a região Centro “merecem melhor”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com