Coimbra  24 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Livro sobre Marcelo será apresentado sábado

29 de Março 2019

“Marcelo Presidente todos os dias” é o livro de Felisbela Lopes e Leonete Botelho que será apresentado amanhã (sábado), pelas 17h30, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, por José Miguel Júdice e João Nuno Calvão da Silva.

Uma das autores, Leonete Botelho, tem uma grande relação afectiva a Coimbra, onde se licenciou em Direito, fez estágio de advocacia e iniciou-se no jornalismo, sendo desde há vários anos profissional no Público e, recentemente, preside à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. Felisbela Lopes é professora na Universidade do Minho e desenvolve investigação no campo do jornalismo no Departamento de Ciências da Comunicação.

Seguindo Marcelo Rebelo de Sousa no terreno, consultando centenas de trabalhos que relatam o seu percurso e falando com muitos dos que o acompanham, este livro é o retrato vivo de um Presidente da República singular, que já marcou a forma como se faz política em Portugal.

Segundo as autoras, “poucos políticos portugueses alcançaram a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa e, com ele, a Presidência da República foi para a rua ao encontro do povo, quebrando formalismos e protocolos”.

“Este Presidente é a prova de como os afectos contam em política e de como podem ajudar a travar outros populismos, ainda que corra o risco de ser acusado de banalizar a função. Sem deixar de ser um homem de consensos, Marcelo também não deixou de pressionar o Governo e de condicionar a oposição, nem de marcar pontos na política internacional”, acrescentam as autoras no livro publicado pela Porto Editora.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com