Coimbra  20 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Linha de transportes do Botânico começa a funcionar no domingo

30 de Junho 2017 Jornal Campeão: Coimbra: Linha de transportes do Botânico começa a funcionar no domingo

A linha de autocarros, que vai ligar a “Alta” de Coimbra e Santa Clara, pelo Jardim Botânico, está já concluída e entra em funcionamento no próximo domingo (02).

Servida por dois mini-autocarros híbridos e descapotáveis, a nova linha tem como principal objectivo ajudar a “descongestionar o trânsito e o estacionamento na zona do Polo I”, refere a Câmara Municipal de Coimbra.

Os veículos destinados a esta linha foram apresentados pela autarquia no final de Abril e possuem lotação total de 35 lugares, dos quais 16 são sentados. Estas viaturas, que resultam de um investimento de 243 000 euros e poderão, também, servir para a componente turística, já que têm a possibilidade de serem descapotáveis, estando equipados com sistema sonoro, para emissão de informação em diversas línguas.

A ligação entre a “Alta” e Santa Clara irá, ainda, passar pelo Parque Verde e parques de estacionamento que existem nessa zona ribeirinha, acabando o trajecto no Polo I da Universidade de Coimbra.

Os autocarros vão circular “num horário de sol a sol”, com frequência em horas de ponta de 20 minutos e no restante período de 40 minutos, sendo que o Jardim Botânico fecha os portões à noite por razões de segurança.

No Verão o horário de funcionamento será das 08h00 às 20h00, sendo que aos domingos e feriados o serviço inicia-se às 10h00.

O percurso será o seguinte: Rossio de Santa Clara (ponto de horário); rotunda do Portugal dos Pequenitos; avenida de João das Regras; ponte de Santa Clara; avenida de Emídio Navarro; rotunda do Parque Verde / Ínsua dos Bentos; rua de Olivença; rua da Alegria; Jardim Botânico; rua do Arco da Traição; largo de D. Dinis; Universidade – rua Larga (ponto de horário); rua de S. Pedro; Couraça de Lisboa; rua da Alegria; rotunda do Parque Verde / Ínsua dos Bentos; avenida de Emídio Navarro; Beira-rio; ponte de Santa Clara; avenida de João das Regras; terminando no Rossio de Santa Clara.

Esta linha irá permitir a circulação de pessoas, “visando atraí-las para estacionar o seu automóvel nos sítios de aparcamento disponíveis na zona ribeirinha e depois seguirem para o Polo I da Universidade nesta ligação bastante rápida, que terá o mesmo custo de uma viagem normal nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC)”, adianta a autarquia.

Ainda com carácter experimental, será também implementado um estacionamento de duração limitada em parte da rua da Couraça dos Apóstolos, na rua de São João e na rua de São Pedro, nos termos do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado, garantindo o canal de circulação desimpedido e descongestionado para a passagem dos transportes públicos dos SMTUC.