Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Liga Contra o Cancro financia quatro projectos de investigação

31 de Janeiro 2019

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) assinou, hoje, quatro contratos para a concessão de bolsas de investigação em oncologia, num total de cerca de 40 000 euros.

Três das bolsas decorrem em parceria com o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e a outra financiada na íntegra pela própria Liga, no âmbito da bolsa Dr. Rocha Alves,

Vítor Rodrigues, presidente da Direcção do Núcleo Regional do Centro da LPCC, referiu que o apoio concedido destina-se a “promover a qualificação e a investigação sobre o cancro”, sendo uma forma da Liga “devolver à sociedade o que dela recebe, através dos peditórios e outros contributos”.

Isabel Carreira, coordenadora do CIMAGO, agradeceu o apoio financeiro e adiantou que este já desenvolveu 90 projectos, 44 dos quais já estão concluídos, com José Manuel Casanova, presidente da ACIMAGO, a destacar que nos “tempos difíceis” foi possível não parar com o trabalho de investigação.

Duarte Nuno Vieira, director da Faculdade de Medicina, destacou o papel meritório da Liga Contra o Cancro, não apenas no acompanhamento da doença oncológica, como na melhoria do conhecimento, na aquisição de equipamentos e na investigação científica.

O Núcleo Regional do Centro da LPCC concede 9 960 euros/ano (830 euros mensais) para cada um destes quatro projectos de investigação e, até ao presente, já apoiou 19 (15 CIMAGO, mais quatro Rocha Alves), totalizando cerca de 200 000 euros.

Os bolseiros que vão desenvolver as quatro investigações agora apoiadas são Alexandra de Oliveira (orientada por Patrícia Ribeiro), Beatriz Lapa (Ana Cristina Gonçalves), Judy Paulo (Nascimento Costa) e Ricardo Martins (Guilherme Tralhão).

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com