Coimbra  21 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra lidera cadastro simplificado dos prédios rústicos

4 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Coimbra lidera cadastro simplificado dos prédios rústicos

O Balcão Único do Prédio (BUPi) que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra abriu no início de Julho para incentivar o registo cadastral simplificado dos prédios rústicos lidera o número de processos iniciados a nível nacional.

Até ao final de Julho, foram registadas 127 Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG) no BUPi que está instalado no piso térreo da Casa Aninhas, na Praça 8 de Maio, em frente aos Paços do Concelho. Durante as duas primeiras semanas de funcionamento foram realizados 70 atendimentos presenciais e mais de 110 atendimentos telefónicos.

A CM Coimbra decidiu avançar com a operação de cadastro simplificado dos prédios rústicos em todo o concelho com a criação da Unidade de Competência Local, numa operação que deverá estar concluída em 24 meses, financiada por fundos comunitários, cabendo ao Município de Coimbra cerca de 1 milhão de euros.

O BUPi de Coimbra foi inaugurado no dia 5 de Julho, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, do presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e do responsável da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, Pedro Tavares.

O BUPi é uma plataforma que permite aos proprietários identificar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita, num balcão ou ‘online’, através de https://bupi.gov.pt/.