Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra lança concurso para logotipo da candidatura a Capital Europeia da Cultura

8 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Coimbra lança concurso para logotipo da candidatura a Capital Europeia da Cultura

A Câmara Municipal de Coimbra lançou um concurso para a criação da imagem da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027.

O objectivo é continuar a envolver a comunidade neste processo de candidatura, podendo concorrer pessoas singulares ou colectivas, que tenham como actividade profissional o design gráfico, marketing ou comunicação. Os concorrentes podem apresentar mais do que um trabalho, mas cada um deles deverá ter uma candidatura autónoma.

Os trabalhos recepcionados vão ser, depois, avaliados pelo júri do concurso, que lhe atribuirá um número, de forma a preservar o anonimato dos autores.

A avaliação será efectuada de acordo com os seguintes critérios: integração e coerência globais, com um peso de 30 por cento na pontuação final, valoriza o logotipo nas suas vertentes textual, gráfica, estética ou outra, nas diferentes peças da proposta a apresentar; qualidade criativa direccionada, com um peso de 30 por cento e valoriza a capacidade de criação de um logotipo que faça notar com evidência o propósito da candidatura; originalidade, com um peso de 40 por cento, valoriza a qualidade estética, originalidade e diferenciação do logotipo face a outras entidades, especialmente em relação a outras cidades que já conseguiram o título de Capital Europeia da Cultura.

O Município alerta que é importante “que os concorrentes tenham em consideração o objectivo da candidatura e consigam comunicar, com eficácia, os valores que lhe estão subjacentes, bem como mostrar, claramente, que a cidade nunca deixou de evoluir e que, sendo uma cidade de fortes tradições e marcas identitárias, se caracteriza, simultaneamente e cada vez mais, pelo seu desassossego, pela sua juventude, pela sua força, invenção e renovação; pelo cosmopolitismo e integração europeia; pelo rio Mondego, que é ele próprio uma metáfora para a evolução constante da cidade e um elo de ligação com outras cidades congéneres; por ser alternativa, nas vertentes de criação, de investigação, numa incessante exploração do futuro”.

O concorrente vencedor receberá um prémio no valor de 10 000 euros (mais IVA) e um convite para a aquisição de serviços de desenvolvimento da imagem seleccionada para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, com um preço base de 40 000 euros (mais IVA).

A concretizar-se o contrato, o trabalho seleccionado passa a constituir propriedade material da Câmara de Coimbra, incluindo os respectivos direitos de autor.

Os trabalhos podem ser entregues até às 16h30 do dia 27 de Outubro, na Divisão de Relação com o Munícipe da Câmara Municipal de Coimbra ou remetidos por correio registado.

Os interessados podem obter mais informações sobre o concurso no website do Município, em www.cm-coimbra.pt.