Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra lança Arquivo Digital

1 de Junho 2024 Jornal Campeão: Coimbra lança Arquivo Digital

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar o lançamento público da plataforma Arquivo Digital de Coimbra com uma sessão a decorrer no próximo dia 7 de Junho, a partir das 14h30, na Sala Francisco Sá de Miranda, na Casa Municipal da Cultura. A iniciativa serve, ainda, para celebrar o Dia Internacional dos Arquivos, que se comemora a 9 de Junho. O evento vai contar com a presença do presidente do CM de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador com o pelouro Bibliotecas e Arquivos, Francisco Queirós, para além de especialistas na matéria, entre os quais o director-geral do Aquivo Nacional (Torre do Tombo), Silvestre Lacerda.

Com a plataforma Arquivo Digital de Coimbra, o Arquivo Municipal pretende assegurar uma nova interacção com a comunidade através da difusão online de informação com interesse público, integrando a Rede Portuguesa de Arquivos que, enquanto ponto agregador de recursos arquivísticos, redirecciona os conteúdos disponíveis para portais internacionais, como o Portal Europeu de Arquivos e a Europeana, passíveis de serem reutilizados pelo cidadão do mundo para fins recreativos, culturais, artísticos e científicos.

O programa prevê a apresentação de uma comunicação sobre as linhas estratégicas do projecto para o trabalho de preservação da memória, assente no tratamento e na difusão dos acervos documentais sob a gestão dos arquivos municipais, bem como do património informacional, que decorre da cooperação com instituições parceiras e entidades integradas na comunidade académica e civil da cidade e região de Coimbra. Segue-se, depois, uma demonstração da plataforma, com a exibição de conteúdos digitais disponíveis ao público ou em tratamento para o acesso a curto prazo.

A iniciativa integra, ainda, a mesa-redonda “Disponibilização em rede, acesso e (re)utilização da informação com interesse público”, com a qual se pretende aprofundar várias reflexões de figuras prominentes na área da gestão da informação, que vai contar com as participações do responsável da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, da directora do Arquivo da Universidade de Coimbra, com funções de Arquivo Distrital de Coimbra, Cristina Freitas, do director do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, Luís Miguel Correia, e de um estudante da Real República do Rás-Teparta, contando com a moderação dos dirigentes municipais Daniel de Melo e Dina de Sousa. O encerramento fica a cargo do vereador da CM de Coimbra responsável pelo pelouro das Bibliotecas e Arquivos, Francisco Queirós.