Coimbra  16 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Júri aprecia candidatura a região europeia de gastronomia 2021

26 de Julho 2018

A Comunidade Intermunicipal de Coimbra recebe, hoje e amanhã, a visita do júri que vai apreciar a candidatura à conquista da distinção de Região Europeia de Gastronomia 2021.

A visita inicia-se com uma sessão de trabalho na Universidade de Coimbra e terminará, amanhã, no Castelo de Montemor-o-Velho, com os jurados, ao longo destes dois dias, a serem desafiados a registar memórias (centradas em aromas, sabores, histórias e experiências), desde a serra até ao mar.

Ponderando quer o documento de candidatura, apresentado em Maio, quer a visita, o júri apresentará um conjunto de notas e recomendações acerca da região de Coimbra, prevendo-se uma pré-avaliação relativamente à distinção, cujo anúncio se concretizará no dia 08 de Outubro, em Bruxelas.

O júri, que representa o International Institute of Gastronomy, Culture, Arts and Tourism (IGCAT), é constituído por Edith Szivas, perita em turismo sustentável e vice-presidente do IGCAT, do Reino Unido; Mihaela Antofie, perita em ambiente e sustentabilidade, da Roménia; Antti Iire, perita em educação e gastronomia, da Finlândia; e Anja van Hout, perita na área agroalimentar e desenvolvimento urbano (criatividade), da Holanda.

“Com vista à conquista da distinção de Região Europeia de Gastronomia 2021, e após a entrega do ‘Bid Book’ que formalizou a candidatura, esta visita pretende evidenciar a autenticidade e diversidade que carateriza a região, valorizando os produtos locais, os lugares e as pessoas, realçando, ainda, o compromisso dos ‘stakeholders’ e as oportunidades associadas a esta distinção”, refere a CIM da Região de Coimbra.

Com o mote “Coimbra Region: A Million Food Storys”, a candidatura apresentada conta com fundadores e parceiros do sector público, privado, do 3.º sector e da academia, procurando “enfatizar uma rede colaborativa efectivamente comprometida e capaz de gerar sinergias”. Salienta-se, ainda, o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural na apresentação da candidatura e definição do plano de trabalho.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com