Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra junta-se à luta contra o cancro digestivo

10 de Maio 2023 Jornal Campeão: Coimbra junta-se à luta contra o cancro digestivo

A Europacolon Portugal, Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, realiza de 19 a 21 de Maio o Peditório Nacional nos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja, Évora, Portalegre e Faro.

Voluntários estarão nas ruas destes distritos devidamente identificados com caixas mealheiro, onde é possível deixar um donativo. A associação conta também com o apoio de empresas, câmaras municipais e juntas de freguesia para promover a sua missão.

O presidente da Europacolon Portugal, Vítor Neves, afirma que os donativos permitem à associação dar continuidade aos serviços que presta, tais como a linha de apoio, consultas de psicologia e nutrição, apoio domiciliário, segunda opinião médica ou acções de rastreio e sensibilização. Vítor Neves alerta ainda para a necessidade premente da implementação de um rastreio de base populacional, uma vez que o número de doentes continua a aumentar e o apoio nos hospitais é insuficiente.

O apresentador Fernando Mendes é o embaixador desta campanha e enaltece os objectivos da Associação: “Só com literacia em saúde é possível salvar vidas!”. O cancro colorretal é o cancro digestivo mais comum na Europa e em todo o mundo são diagnosticados cerca de 1,4 milhões de novos casos anualmente. Somente em Portugal existem mais de 80 mil doentes activos.