Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Junta de Freguesia promove ExpoCernache sem apoios da Câmara

20 de Agosto 2018 Jornal Campeão: Coimbra: Junta de Freguesia promove ExpoCernache sem apoios da Câmara

Marco Cruz, António Lopes e Vítor Carvalho

 

A 6.ª edição da ExpoCernache vai realizar-se de 31 de Agosto a 02 de Setembro, integralmente promovida pela Junta de Freguesia e sem qualquer apoio da Câmara de Coimbra, segundo foi hoje anunciado.

“Manuel Machado, o presidente socialista do Município de Coimbra, não gosta das freguesias, muito menos da de Cernache”, referiu António Lopes, líder da Junta que se mantém na área da CDU.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Cernache, a Câmara nunca deu resposta aos vários contactos encetados desde o início deste ano, mas o certame “vai realizar-se na mesma, com a prata da casa”.

De acordo com Vítor Carvalho, secretário da Junta e da mesa da Assembleia Municipal de Coimbra, um apoio a uma anterior edição da ExpoCernache concedido pelo executivo presidido por Manuel Machado foi de 5 000 euros, mas a Freguesia não recebeu um euro, dado que foram contabilizados o fornecimento de 12 contentores do lixo, três dias de presença da Polícia Municipal e a isenção de taxas.

A ExpoCernache, que decorrerá junto ao Museu Moinhos das Lapas, terá a presença de 80 expositores, das áreas agrícola, comercial e industrial, assim como de duas dezenas de artesão e de oito tasquinhas das colectividades da freguesia.

Na sexta-feira, 31 de Agosto, o certame, de entrada gratuita, abrirá às 19h00, enquanto que no sábado e domingo (dias 01 e 02 de Setembro) funcionará a partir das 12h00.

O programa de animação inclui a actuação de “Doce Mel”, The Grau, Joana Rangel, Lily & Primos, o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Moleirinhas de Casconha”, as concertinas Sons de Casconha e baile como o grupo “Dança Comigo”.