Coimbra  24 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: IPO recebe sessão sobre auditoria dosimétrica em radioterapia

8 de Março 2019

O IPO de Coimbra recebe, amanhã (sábado), a sessão de encerramento do projecto nacional de auditoria dosimétrica em radioterapia de intensidade modulada (IMRT), tendo esta unidade hospitalar sido o centro piloto.

Apoiado pela Divisão de Física Médica da Sociedade Portuguesa de Física e pela Direcção-Geral da Saúde, o projecto foi realizado em Portugal em cooperação com a Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA).

Este projecto, coordenado por Maria do Carmo Lopes, directora do Serviço de Física Médica do IPO de Coimbra, e que teve Tânia Santos como auditora nacional, decorreu entre Março e Setembro de 2018 e envolveu a realização de auditorias dosimétricas a técnicas avançadas de radioterapia em 20 centros de radioterapia portugueses.

“A tecnologia associada à radioterapia, uma das armas mais poderosas no tratamento do cancro, tem sofrido contínuos avanços e desenvolvimentos ao longo das últimas décadas. Novas técnicas de tratamento, tal como a radioterapia de intensidade modulada (IMRT) têm-se tornado comuns na maioria dos centros de radioterapia. É neste contexto que a IAEA desenvolveu uma metodologia de auditoria dosimétrica com o objectivo de garantir a qualidade e a utilização optimizada destas técnicas complexas de tratamento”, refere o IPO de Coimbra.

O encerramento do projecto terá lugar no auditório do IPO de Coimbra num ‘workshop’ destinado à apresentação dos resultados obtidos a nível nacional e que contará com a presença de peritos convidados da IAEA e um representante da DGS.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com