Coimbra  28 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra investe um milhão de euros em novo sistema de bilhética multimodal

17 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Coimbra investe um milhão de euros em novo sistema de bilhética multimodal

O Município de Coimbra anunciou um investimento de um milhão de euros num novo sistema de bilhética multimodal nos transportes públicos, que vai permitir a utilização de vários modos de transporte com um único passe.

Trata-se de “uma aposta da Câmara Municipal num serviço que permite a integração tarifária entre os vários modos de transporte de passageiros e operadoras na rede municipal, possibilitando que os utilizadores necessitem apenas de um passe para circular dentro de todo o concelho”, refere a autarquia.

O sistema está ainda preparado para integrar, no futuro, o estacionamento e os modos suaves, nomeadamente o sistema “Park & Ride” e os modos partilhados, incluindo o “bike sharing”.

Segundo a Câmara de Coimbra, o novo sistema de bilhética multimodal já se encontra a ser instalado e vai permitir o carregamento de títulos de transporte em máquinas de multibanco e a aquisição online de títulos de transporte.

O Município de Coimbra apostou num sistema “com características que possibilitem, no futuro, a sua compatibilidade com o sistema da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e com o Sistema de Mobilidade do Mondego”.

“Pretende-se, ainda, que o novo sistema tenha capacidade para aceitar a integração de outros operadores supramunicipais, sejam rodoviários, ferroviários ou outros”, salienta a autarquia.

A operação está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e tem previsto financiamento comunitário a 85% do programa operacional regional Centro 2020.