Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra investe 1,6 milhões na requalificação do centro histórico

8 de Abril 2020 Jornal Campeão: Coimbra investe 1,6 milhões na requalificação do centro histórico

A Câmara Municipal de Coimbra vai dar seguimento a mais uma empreitada para requalificar a Alta da cidade, neste caso em específico para valorizar o percurso entre a Universidade e o Arco de Almedina.

O Executivo municipal de Coimbra aprovou a adjudicação das obras de valorização do largo da Sé Velha, da rua e largo do Quebra Costas e das escadas e beco da Carqueja, pelo valor de 1,6 milhões de euros.

As intervenções, divididas em três lotes, têm como objectivo melhorar a mobilidade pedonal na Alta da cidade, através da introdução de passadeiras de conforto.

Quanto à obra no largo da Sé Velha, com um prazo de execução de 330 dias, a mesma prevê o aumento da funcionalidade do local para os peões, mantendo a autenticidade do espaço. A autarquia pretende, também, optimizar a relação do espaço público com o edificado.

Uma das decisões tomadas durante a revisão da proposta de requalificação do largo da Sé Velha foi a de preservar a topografia actual, levando a redesenhar os patamares entre a rua dos Coutinhos e a rua do Cabido, de forma a que este conjunto não avançasse tanto sobre o largo. Outra das propostas passa por reforçar o número de contentores de recolha de lixo associados a suportes fixos, de forma a disfarçar a sua presença na leitura do espaço.

Já a intervenção na rua e largo do Quebra Costas, com prazo de execução de 270 dias, pretende repavimentar aquela que é uma das zonas mais movimentadas da Alta de Coimbra e parte essencial do percurso que liga a Universidade à Baixa.

Grande parte do percurso é em escadaria, considerando o Município que o acesso é dificultado pelos degraus altos e de acentuado declive. Também o pavimento da rua apresenta bastante desgaste.

A empreitada prevê, ainda, a revisão das infraestruturas, com a passagem da rede eléctrica para subterrânea e a instalação de iluminação led, assim como a instalação de rede de gás natural e remodelação de redes de abastecimento de água.