Coimbra  20 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Intervenções na cidade em debate no DARQ

31 de Outubro 2019

O Departamento de Arquitectura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) recebe, hoje (31), pelas 18h00, um debate sobre os trabalhos resultantes do projecto ‘CASA – Coimbra Architecture Summer Atelier’.

O “Encontro Talks Archive CASA|2019” encerra o ciclo da primeira edição CASA, um ‘workshop’ internacional.

Foi durante esta iniciativa que as quatro dezenas de participantes, de várias nacionalidades, pensaram e projectaram intervenções na cidade de Coimbra.

A CASA teve como tema geral “Origem” e três diferentes desdobramentos: “Vazio”, “Efémero” e “Limite”.

O projecto focou-se, assim, em vários problemas da cidade, com o objectivo “de trabalhar o ambiente construído a partir do seu contexto social, arquitectónico e urbano”.

Os trabalhos que, hoje, vão ser alvo de reflexão, numa conversa com tutores, oradores e participantes, estão em exposição no Departamento de Arquitectura.

Bruno Gil, coordenador do projecto CASA, afirma que este encontro pretende ser um espaço de “debate crítico sobre a condição presente da cidade de Coimbra, a partir de uma componente experimental, questionando hipotéticos cenários de transformação e reactivação da cidade que habitamos. Simultaneamente, com este ‘workshop’ intensivo, desenha-se um projecto contínuo para Coimbra, aberto à pluralidade de intervenções decorrentes da identificação de problemas específicos idiossincráticos da cidade”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com