Coimbra  18 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra inaugura pista de atletismo depois de requalificação de meio milhão de euros

10 de Abril 2021 Jornal Campeão: Coimbra inaugura pista de atletismo depois de requalificação de meio milhão de euros

O Município de Coimbra inaugurou, hoje (10), a pista municipal de atletismo, agora reabilitada, que passa a estar certificada para acolher competições oficiais e treinos de alto rendimento.

Para além disto, o espaço está dotado de uma tecnologia para medir as performances dos atletas.

A intervenção, que resultou num investimento de 530 000 euros, “representa também para o culminar de uma aposta no desporto de formação, para a iniciação e competição saudável”, salientou o presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado.

Na cerimónia, que foi presidida pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, o autarca de Coimbra frisou que a cidade passa a ter uma pista de atletismo “com condições de excelência e com tecnologia pioneira em Portugal”.

A pista dispõe agora da tecnologia ‘rekortan smartrack’, que vai permitir medir as performances dos atletas através de sensores ou via ‘smartphones’.

Segundo o presidente do Município, trata-se de “uma tecnologia que representa uma mais-valia para apoio ao treino, tornando a pista de atletismo numa referência para estágios e competições”.

Manuel Machado lembrou que a decisão de requalificar a pista de atletismo, tomada há quatro anos, deveu-se ao “desgaste de duas décadas de intenso uso desportivo, com deficiências significativas no revestimento e na drenagem”.

O autarca salientou que o equipamento está certificado de acordo com os normativos da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação Internacional de Federações de Atletismo, podendo acolher competições regionais, nacionais, internacionais e treinos de alto rendimento.

O presidente da Câmara de Coimbra sublinhou ainda que, na última década, o trabalho realizado ao nível da modalidade foi “excepcional”, com o aumento de três para oito clubes de atletismo, passando de “80 para cerca de um milhar de atletas filiados”.

“Isto significa que Coimbra representa praticamente metade dos praticantes de atletismo do distrito”, realçou Manuel Machado.

O investimento na requalificação da pista municipal de atletismo, que se situa no Estádio Cidade de Coimbra, foi totalmente suportado pelo Município.