Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra inaugura exposição sobre vida e obra de Machado de Castro

28 de Junho 2024 Jornal Campeão: Coimbra inaugura exposição sobre vida e obra de Machado de Castro

O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, abre portas hoje, às 18h00, para a inauguração da exposição “Machado de Castro (1731-1822): das origens à consagração”. O evento contará com a presença da secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro.

Segundo um comunicado do Museu, que celebra este mês o 293.º aniversário do nascimento de Joaquim Machado de Castro, um dos mais renomados artistas portugueses, a exposição é uma homenagem ao escultor. Ela explora dois períodos cruciais da sua carreira: os anos formativos e de definição estética, passados entre Coimbra, Mafra e Lisboa, e as décadas de consagração, marcadas pela encomenda da estátua equestre do rei D. José.

Com curadoria de Sandra Costa Saldanha, a mostra, que estará aberta ao público até ao final do ano, não se limita apenas a estes momentos. Ela também aborda a consolidação de uma metodologia pioneira no ensino artístico introduzida por Machado de Castro, além de explorar o processo criativo do artista, evidenciado numa vasta colecção de modelos e obras produzidas dentro de seu círculo de influência.

A exposição pretende não só destacar a obra de Machado de Castro, mas também situar o visitante no contexto histórico e cultural que influenciou e foi influenciado por este mestre da escultura em Portugal.