Coimbra  26 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra inaugura ‘Espaço Empresa’ no Pátio da Inquisição para atrair investidores

19 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Coimbra inaugura ‘Espaço Empresa’ no Pátio da Inquisição para atrair investidores

Empreendedores com ideias e queiram aconselhamento ou um espaço para trabalhar; empresários que necessitem de ajuda ou empresas que se queiram instalar em Coimbra, a partir de agora, podem fazê-lo no ‘Espaço Empresa’, no Pátio da Inquisição.

Este novo serviço, criado pela Câmara Municipal e inaugurado hoje, destina-se a “apoiar os empresários na criação e gestão do seu negócio”, bem como a “atrair investidores, numa lógica de atendimento personalizado e de ponto único de contacto, na relação entre as empresas e a Administração pública Local e Central”, refere a autarquia, sublinhando a importância de, além de estar localizado no coração da cidade, está igualmente integrado num edifício onde também existe um espaço de trabalho partilhado (Cowork) e o Gabinete de Apoio ao Investidor (GAI)

O projecto ‘Espaço Empresa’ é uma iniciativa de âmbito nacional liderado pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), em articulação com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e a AMA (Agência para a Modernização Administrativa), que visa “desenvolver um novo modelo de atendimento empresarial, centrado nos interesses e necessidades dos empresários, concentrando as respostas às empresas num único ponto de contacto, com o objectivo de minimizar o esforço dos empresários no acesso à informação e na interação com a Administração Local e Central”.

Segundo a autarquia, este novo modelo de atendimento assenta na criação de uma rede nacional de apoio às empresas – a rede ‘Espaço Empresa’ – com serviços disponibilizados quer através do canal presencial, numa lógica de proximidade e de atendimento personalizado, quer através dos canais online e telefónico, que permita o acompanhamento do empresário ao longo do ciclo de vida do seu investimento”.

O Município de Coimbra aderiu, desde logo, ao projecto, tendo o protocolo entre a autarquia, o IAPMEI, a AICEP e a AMA sido aprovado e assinado no início de ano, e avançado para a sua implementação.

Passo importante para a dinamização sócio-económica de Coimbra

Este é “um espaço de conjugação de uma dinâmica económica que pode ser uma alavanca de desenvolvimento”, alicerçado na “conjugação de esforços de todas as entidades e colaboração técnica da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra”, revelou Manuel Machado, presidente do Município de Coimbra, sublinhando que “ foi usado o potencial dessas instituições para conseguir criar este espaço, porque é necessário e importante que se faça a dinamização sócio-económica de Coimbra, através de iniciativas que têm algum pioneirismo, embora não seja isso que nos move”. “É tornar evidente que o potencial de crescimento económico da actividade empresarial em Coimbra existe e deve ser bem aproveitado”, notou o edil.

O autarca referiu, ainda, que “é possível ter esperança, alavancar a actividade económica, cultural e empresarial, com a concertação de esforços para que as coisas sejam mais aceleradas, mais dinâmicas, mais produtivas, trazendo um acrescento ao potencial que já existe de progresso e que tem como fim essencial gerar riqueza, especialmente riqueza socialmente útil”.

O autarca aproveitou a sessão inaugural daquele espaço, que contará com dois trabalhadores municipais, para convidar todos os interessados – empresas que se venham a constituir ou outros de fora de Coimbra que aqui se queiram instalar – a recorrerem àquele serviço, seja para “apresentar projectos, para receberem apoio, orientações e recomendações sobre como bem fazer. Com o suporte complementar da Universidade e do Instituto Politécnico, do Instituto Pedro Nunes, conseguiu-se mostrar que é possível promover o desenvolvimento económico, apesar das contrariedades”.

Coimbra passa, assim, a dispor de um ‘Espaço Empresa’, integrando um projecto nacional que pretende simplificar o dia-a-dia dos empresários, facilitando a sua comunicação com os serviços da Administração Local e Central. No caso dos serviços da Administração Local, o projecto prevê que o ‘Espaço Empresa’ funcione como atendimento directo e seja uma ponte com outras unidades orgânicas da Câmara de Coimbra.

O ‘Espaço Empresa’ está a funcionar, a partir de hoje, entre as 09h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00, aos dias úteis.

Tendo em conta o surto epidemiológico provocado pela covid-19, o atendimento presencial deverá ser agendado previamente através do número de telefone 239 857 579 ou do email espaco.empresa@cm-coimbra.pt.

Na cerimónia de inauguração do ‘Espaço Empresas’ marcaram presença, para além do presidente da Câmara, os seus vereadores; o reitor da UC, Amílcar Falcão; o vice-presidente do IPC, Filipe Rodrigues; a presidente do IPN, Teresa Mendes; a directora do Centro de Apoio Empresarial do Centro, Patrícia Poeiras; o presidente da Assembleia-Geral do Clube de Empresários de Coimbra, Arnaldo Baptista.

Espaço de trabalho partilhado com lotação esgotada

A partilhar aquele mesmo espaço dedicado às empresas estão agora duas salas destinadas a ‘cowork’, uma delas, que foi inaugurada a 02 de Maio de 2019 e tem capacidade para acolher 30 a 40 empreendedores, está com a lotação esgotada. Foi, entretanto aberta uma nova sala, também afecta ao espaço municipal ‘Cowork Pátio’ para acolher mais interessados.

Até ao momento, o ‘Cowork Pátio’ já recebeu 16 candidaturas, oito delas antes de Março deste ano, correspondentes a 11 postos de trabalho; e outras oito já no período de pandemia, correspondentes a 28 postos de trabalho, estando então já em preparação o novo espaço.

Aqui, os empreendedores encontram um espaço para desenvolverem a sua actividade económica, com acesso aos recursos essenciais ao funcionamento de uma empresa – tais como energia eléctrica, Internet, mobiliário, equipamento, salas de reunião com material informático, serviços de apoio e recepção – e onde podem trabalhar e trocar ideias entre si, criar sinergias e formar parcerias de negócio.

“Este é o sítio ideal de ‘cowork’ para as pequenas empresas que não têm onde se instalar por um valor simbólico”, afirmou Manuel Machado, realçando que ali encontram “soluções para aquilo que é a dinamização da actividade empresarial e económica da cidade”.

 

Inauguração Espaço Empresa

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado; com Amílcar Falcão (reitor da UC); Carlos Cidade (vereador) e Arnaldo Baptista (presidente da Assembleia-Geral do Clube de Empresários de Coimbra)