Coimbra  24 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Importância de Santa Cruz é tema de conferência

23 de Abril 2019

A “Importância do mosteiro de Santa Cruz para Coimbra e para Portugal” é o lema de uma conferência a proferir, no templo, quarta-feira (18h15), pelo professor universitário Saul Gomes.

O movimento “Somos Coimbra” organiza o evento por ocasião do 888º. aniversário do mosteiro, tido como o primeiro panteão português na medida em que lá se encontra sepultado o rei fundador da nacionalidade, D. Afonso Henriques.

Para José Manuel Silva, líder do movimento cívico, Coimbra é “a cidade mãe e primeira capital de Portugal, circunstância na qual o mosteiro de Santa Cruz tem um papel nuclear, razão por que os seus 888 anos de História merecem ser devidamente assinalados”.

O conferencista foi galardoado, em 1999, com o Prémio Gulbenkian de Ciência, graças à obra intitulada “Intimidade e encanto – o mosteiro cisterciense de Santa Maria de Cós” (de que ele é co-autor a par de Cristina Pina e Sousa).

Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Saul Gomes doutorou-se na especialidade de História Medieval pela Universidade de Coimbra, onde lecciona.

O professor universitário é, também, membro correspondente da Academia Portuguesa da História, colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com